Muitos dizem que o trânsito de Bangkok é extremamente caótico, são motos, carros, ônibus e tuk-tuks vindo de todos lados e poucas vezes respeitam os pedestres. Depois de conhecer com os próprios olhos, o que posso dizer é que isso é bem verdade, além de caótico, o trânsito de Bangkok é bem congestionado, onde trajetos simples de poucos quilômetros podem levar facilmente mais de uma hora, talvez por isso, os ágeis tuk-tuks são tão requisitados.

Durante os 3 dias que passei em Bangkok usei diversas vezes o tuk-tuk, mas também usei, taxi, skytrain e uber, e nesse artigo eu conto um pouco sobre esses e outros meios de transportes disponíveis na capital tailandesa. Vou explicar como funciona, quanto custa, qual vale mais a pena e também dar dicas para evitar cair no papo furado dos taxistas e motoristas de tuk-tuk que na primeira oportunidade vão tentar te enrolar.

Skytrain (BTS) e Metrô (MRT)
bts-skytrain-bangkok

Para quem chega em Bangkok pelo Aeroporto Suvarnabhumi (BKK) a melhor forma de chegar ao centro da cidade é utilizando o Airport Rail Link, um metro que te leva até o centro de Bangkok em cerca de 35 minutos. O serviço é de ótima qualidade, os trens são modernos e rápidos, sem contar que a maior parte do trajeto é feita em um trilho suspenso, então da pra ir curtindo a paisagem e começando a entrar no clima da cidade. O preço também é bem interessante, com 45 baht você vai até a estação Phaya Thai, a última da linha e mais próxima do centro.

Existe também uma versão expressa dessa linha, que para apenas nas estações que fazem conexão com o metrô, Makkasan e Phaya Thai, mas considerando que o tempo de viagem ganho e o preço do ticket que custa 150 baht, não acredito que vale muito a pena.

Nós escolhemos a opção mais barata e descemos na estação Phaya Thai, pegamos um taxi e fomos para nosso hostel o CHERN Hostel (muito bom por sinal). Apesar da estação ter conexão com o metrô, este não é uma boa opção para viajantes já que as estações ficam muito distantes dos pontos turísticos da cidade, tornando esse tipo de transporte praticamente inútil pra quem quer explorar os principais pontos de Bangkok.

Muita gente também desce na estação Makkasan que faz conexão com outra linha do metro, mas o interessante aqui é que com alguns minutos de caminhada você chega ao Rio Chao Phray, que possui uma boa variedade de opções de transporte aquático. Continue lendo que mais pra frente dou mais detalhes sobre essa opção.

O preço do ticket do metro ou do skytrains vai de 15 a 52 baht, dependendo da distância percorrida, Um ponto importante aqui é que as conexões não são gratuitas, ou seja, para você sair do Skytrain e pegar o Metrô você precisará comprar um novo ticket, o mesmo acontece para usar os barcos ou Airport Rail Link.

IMPORTANTE: nenhuma das linhas atende o outro aeroporto da cidade, o Don Muang Airport (DMK). Para chegar lá você terá de usar o taxi, o Uber ou o ônibus

Confira o mapa detalhado (clique para ampliar):

Mapa do trem e metro de Bangkok

Mapa trem/metrm

Taxi
OS taxis de Bangkok são coloridos e fácil de identificar

Assim que saímos da estação um taxi rosa apareceu do nada, parando no meio da avenida e causando a maior sinfonia de buzinas que eu já ouvi na vida (o povo que gosta de buzinar), em meio aquele caos dispensamos o motorista e viramos as costas para analisar melhor as possibilidades que tínhamos a disposição. Alguns Tuk-tuks se ofereceram para nos levar, mas como estávamos cheios de bagagem acabamos procurando outro taxi para nos levar. O processo foi o mesmo, ele parou no meio da avenida, todo mundo começou a buzinar e rapidamente ele colocou nossas mochilas dentro do porta-malas, aliás, essa agilidade custou o fecho da lombar do meu mochilão que foi espatifado pela tampa do porta-malas.

Os coloridos taxis tailandeses estão por todos os lados em Bangkok, basta levantar o braço e logo um para do seu lado.
Diferentemente de outras grandes cidades do mundo, em Bangkok o preço do taxi é bem acessível ficando algumas vezes mais barato do que um tuk-tuk, porém, para conseguir um bom preço numa corrida de taxi você terá de convencer o taxista a ligar o taxímetro, e vou adiantar, não é tarefa fácil convencê-los. Quando percebem que você é turista eles tentam cobrar um valor fechado muito acima do praticado no taxímetro e mesmo assim, na maioria das vezes conseguem o passageiro, já que mesmo o preço fechado é bem abaixo do preço cobrado pelos taxis mundo a fora.

Uma outra opção em Bangkok é o UBER, o preço é bom e a qualidade do serviço é excelente. Quer saber outras cidades que o UBER está disponível?? Confira o artigo que escrevemos sobre o assunto aqui.

 

Tuk-Tuk
Tuk Tuk, transportes em Bangkok

Os Tuk-tuks são provavelmente o meio de transporte mais comum de toda a Tailândia. Eles estão por toda parte e dar uma volta em um desses é uma obrigação para quem visita Bangkok.
Logo na nossa primeira tentativa de pegar um tuk-tuk nos deparamos com a famosa malandragem dos motoristas, queríamos ir para o Grand Palace e ele a todo custo tentou nos convencer que o lugar que você quer ir está fechado ou que suas roupas não são adequadas, como já sabíamos dessa história, quando percebemos o papo furado simplesmente demos as costas e andamos um pouco pela rua até achar outro tuk-tuk. Na segunda tentativa a abordagem foi diferente, dissemos que queríamos ir até o Grand Palace pra encontrar com um amigo e não para entrar no palácio, assim o tuk-tuk não tentou inventar história alguma, simplesmente nos levou até onde queríamos

Para chamar um tuk-tuk basta fazer um sinal com a mão e ele irá parar imediatamente, mostre o destino em um mapa (pode ser no celular ou em um papel) e ele lhe falará o preço, não há preço tabelado e muito menos taxímetro, o preço é definido diretamente com o motorista que quando não sabe falar inglês usa uma calculadora ou um celular pra mostrar o preço, entre na onda e negocie a vontade, negociar faz parte do processo.
O preço médio cobrado varia de 100 a 200 baht, mas nunca aceite a primeira proposta, sempre da pra baixar bem o preço.

 

Ônibus
bangkok-bus

Sem dúvida é a forma mais econômica de se locomover em Bangkok, porém a mais complicada também, por isso nem nos arriscamos. Descobrir as rotas e horários dos ônibus não é tarefa fácil, além disso, não há informações no nosso alfabeto e dificilmente alguém dentro do ônibus vai falar inglês para te ajudar. A melhor opção é recorrer ao Google Maps ou dar uma olhada no site do Guia do transporte público de Bangkok.

O preço da passagem fica entre 6 e 25 baht. 

 

Barco
boat-bangkok

Talvez esse seja o melhor meio de transporte em Bangkok, as 5 linhas dos Barcos Expressos que se estendem pelo Rio Chao Phraya e pelo canal Saen Saep atendem muito bem tailandeses e turistas. A localização da nossa hospedagem, o CHERN Hostel,  era ótima então não precisamos usar esses barcos, podíamos ir andando para vários lugares.
Mas se você precisar o sistema funciona com 5 linhas que são identificadas por bandeiras com as cores: amarela, verde, azul, laranja e “sem bandeira”. Cada uma tem sua própria combinação de estações, por isso, é extremamente importante verificar se o barco que você pretende pegar passa na estação desejada. A linha “sem bandeira” funciona apenas na hora do rush e passa por todas as estações, já as linhas amarelas e verde são mais rápidas, porém não passam por todas estações turísticas.

Sendo assim, as linhas mais indicadas para os viajantes são as linhas azul e laranja.

A linha laranja passa pelas estações que dão acesso ao pontos turísticos da cidade como a Phra Arthit na Khao Sam Road, a Tha Tien no templo Wat Pho, a Tha Chang no Grand Palace entre outras. O ticket para essa linha custa 15 baht.
Já a linha azul também para nas principais estações, mas funciona mais como um passeio turístico, com um guia falando (em inglês) um pouco sobre os pontos turísticos da cidade. O ticket para quem quiser te acesso o dia inteiro ao barco custa 150 baht, senão custa 40 baht para o ticket individual.
Confira o mapa detalhado (clique para ampliar):

Mapa dos linha de barcos

Mapa barcos

Agora que você já sabe todos os segredos do transporte público em Bangkok, é só comprar sua passagem, reservar seu hostel, fazer um seguro viagem e ser feliz.

E ja sabe, se tiver qualquer dúvida, pode contar com a gente !!

Confira nossas fotos de viagem no instagram > #TailandiaNaPlaca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *