Quem gosta de viajar ou pretende viajar pelo Brasil ou pelo mundo, cedo ou tarde vai ter de passar por um aeroporto. Até ai tudo bem, não tem muito segredo. Você vai se dirigir ao balcão de check-in e após algumas validações a sua mala seguirá pela esteira que deve leva-la até o seu avião, é nesse momento que o medo de ter a bagagem extraviada toma conta de você.

Leia também:
Primeira viagem internacional: 8 dicas que ninguém te contou
7 itens essenciais que não podem faltar na sua bagagem de jeito nenhum

Apesar de esse medo ser contantes entre os viajantes e todo mundo conhecer alguém que já passou por isso, o SITA, empresa especializada em tecnologia para aeroportos, disse em 2016 que a cada mil passageiros apenas 5,73% das malas são extraviadas, e dessas malas 81% são devolvidas para seus donos.

Você teve sua bagagem extraviada, e agora?

Apesar dos números bastante positivos, a possibilidade de ter sua bagagem extraviada ainda existe, então, saber o quer fazer caso isso aconteça é importantíssimo.

Procurar alguém da empresa aérea e comunicar e o extravio de bagagem

Depois que a esteira ficou vazia e a sua mala não apareceu, o primeiro passo é procurar algum profissional da empresa aérea ainda no setor de desembarque para comunicar o problema.

É importante ter o comprovante de despacho da bagagem, que normalmente é colado no verso do seu cartão de embarque no momento do check-in em mãos, assim como seus documentos de identificação.

bagagem extraviada

Você terá de preencher um formulário (o RIB – Registro de Irregularidade de Bagagem) com os seus dados e informações sobre a sua bagagem como tamanho, cor, marca e outros detalhes que possam ajudar na identificação.

Nesse formulário você também irá descrever os itens que estavam dentro da mala, caso você esteja voltando de viagem e tenha feito compras, é importante ter todos os comprovantes dos itens comprados.

Depois de todas essas informações preenchidas guarde os protocolos e telefones informados, assim você conseguirá acompanhar o andamento da busca por sua bagagem extraviada. Esse procedimento serve tanto para vôos nacionais como internacionais.

Tempo de espera para devolução da bagagem

Segundo a ANAC, o prazo para devolução de bagagem extraviada em vôos nacionais é de 30 dias, já para vôos internacionais o prazo é de 21 dias. Se sua mala não for devolvida dentro do prazo você pode solicitar a indenização pela bagagem extraviada.

bagagem extraviada

O código do consumidor diz que a empresa aérea deve pagar o valor da mala, de todos os itens nela contidos, além das despesas que o cliente teve por causa do problema. O valor pode variar entre 43 reais por quilo de bagagem até 2,2 mil reais.

Já para vôos internacionais, a regra só vale quando o contrato tenha foi firmado no Brasil, caso contrário valem as leis do país de origem da companhia. Em boa parte dos países é utilizada a Conveção de Varsóvia, que diz que a companhia deve pagar 20 dólares para cada quilo da bagagem extraviada.

Dicas de como se proteger do problema de bagagem extraviada

Objetos de valor na mala de mão: Se a bagagem está com você não tem como ela ser extraviada. Leve jóias, dispositivos eletrônicos e outros objetos de valor na sua bagagem de mão.

Viajar de mochilão: Muitas vezes o mochilão se enquadra no tamanho e peso permitidos para serem levados com você dentro do avião, assim, a chance de ter a bagagem extraviada é nula. Considere esse outro estilo de viagem na próxima vez..

Leia também:
Mala ou Mochila? Qual a melhor opção para sua viagem?

Identificação extravagante: Uma mala bem identificada, colorida, com adesivos ou com uma etiqueta de identificação chamativa, chama a atenção e diminui as chances de passarem desapercebidas durante o transporte da esteira até o avião correto. Compre a sua aqui!

bagagem extraviada

Remova etiquetas antigas: Deixar apenas a etiqueta atual na mala é um cuidado que ajuda muito na hora de movimentar sua mala dentro do aeroporto. As chances dos ficais lerem a etiqueta errada é nula nesses casos.

Cadeado TSA: Use de preferência o cadeado TSA, o qual as autoridades americanas tem a chave para abri-lo sem danificar sua bagagem. Compre o seu aqui!

Bagagem de emergência: Leve itens fundamentais como uma troca de roupa e documentos na sua bagagem de mão, se acontecer de você ter a sua bagagem extraviada, pelo menos você não vai precisar ficar com as mesmas roupas por dias.

Seguro viagem: Faça um seguro viagem que cubra bagagem extraviada, isso também ajuda muito

Aliás um ótimo lugar para encontrar o seu seguro viagem é através do comparador da Real Seguros, você coloca seus destinos e data da viagem e eles te apresentam a comparação de diversas empresas que oferecem seguro para você escolher a que mais cabe no seu bolso.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender como funciona, como se previnir e como proceder caso sua bagagem seja extraviada em alguma de suas viagens.

Eu nunca tive esse problema, você ja teve? Se sim, compartilhe com a gente a sua experiência no campo de comentários abaixo.

Um abraço e boa viagem !!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *