Quem acompanha o @naPlacablog no Instagram viu que recentemente fomos ao famoso Beco do Batman, um “museu” de arte urbana a céu aberto localizado no bairro Vila Madalena em São Paulo, mais precisamente nas ruas Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque.

Apesar de tudo ter começado no beco, a arte urbana (ou grafite) foi se espalhando pelo bairro e atualmente é praticamente impossível encontrar um quarteirão que não tenho um muro dominado por esses lindos desenhos.

Beco do Batman – A origem

Para quem não sabe o Beco do Batman nasceu nos anos 80, quando o desenho de um dos heróis mais famosos do mundo apareceu por lá (acho que nem preciso dizer qual era esse herói né!?). O desenho do homem-morcego justamente em um beco pouco iluminado da cidade mais cosmopolita do Brasil chamou a atenção de jovens estudantes de artes plásticas, que logo começaram expressar sua arte com desenhos dos mais variados estilos.

4 ícones da cultura pop nas paredes do Beco do Batman

Cultura pop nas paredes do Beco do Batman… você conhece esses quatro??

De lá pra cá centenas de artistas já deixaram sua marca no Beco do Batman, alguns deles bem conhecidos no cenário da arte urbana brasileira como @gatunoart e @binho3m. Os desenhos são renovados constantemente, por isso, não se surpreenda se em uma segunda visita encontrar um lugar totalmente diferente.

A post shared by naPlaca (@naplacablog) on


DICA: A parede com asas da foto acima, conhecida também como “Anjo da Vila”, não ficam exatamente no beco. O local certo é na rua Harmonia nº150, próximo a loja Kotton Futon.

Como chegar no Beco do Batman

A forma mais comum de chegar ao Beco do Batman é descer no metro Sumaré e caminhar aproximadamente 20 minutos pela Av, Paulo VI na direção do Cemitério São Paulo Cardeal. Há também diversas linhas de ônibus que chegam bem perto do Beco do Batman, no site da SPTrans você encontra qual delas que está mais próxima da sua casa ou hotel. Mas se você preferir o conforto do transporte particular, pode chamar um TAXI ou recorrer a aplicativos como UBER ou Cabify.

Leia Mais: Conheça o Aquário de São Paulo, o maior oceanário da América do Sul.

Outra opção é ir com a sua bicicleta ou usar uma das bicicletas do serviço de aluguel Bike Sampa, na Rua Aspicuelta, 283 há uma estação para você devolver a bike e curtir o Beco do Batman numa boa.

DICA: Chegue cedo!! O lugar fica bastante movimentado durante o dia e ai vai ficar difícil tirar uma foto legal dos grafites.

Um belo peixe laranja no Beco do Batman

Chegamos bem cedo no Beco do Batman, deu pra curtir cada detalhe dos desenhos.

Quanto custa e horário de funcionamento

O Beco do Batman funciona 24 horas por dia e não é cobrado valor algum para visitar o lugar já que este fica em uma rua comum.

O que fazer depois da visita

Visitar o Beco do Batman não vai te consumir muito tempo, então, depois da visita você pode explorar o boêmio bairro da Vila Madalena, cheio de bares e restaurantes ou então voltar ao metrô e descer na estação Santos-Imigrantes para visitar o Aquário de São Paulo.

Eu sentando na calçada do Beco do batman

Venha conhecer São Paulo

Ta esperando o que, aproveite o próximo final de semana e vá conhecer o Beco do Batman. Ahhhh… e não esqueça de contar pra gente como foi sua experiência por lá !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *