Muitos estudantes que chegam na capital irlandesa tem pouco tempo para achar um lugar legal para morar em Dublin, ninguém sabe onde ficam as coisas e quais são os pontos de referência, por isso muitas vezes a escolha é um tiro no escuro. Quando cheguei em Dublin, a casa de família que me acolheu ficava em Dublin 18, bem longe do centro, e logo tive que começar a procurar um novo local para morar.

Dublin é dividida por códigos postais onde o nome da cidade vem seguido de uma numeração (Dublin2, Dublin 7, Dublin 16, etc), essas áreas não possuem forma ou tamanho padrão, algumas são minúsculas e outras gigantes. As áreas com número par ficam ao sul e as com número ímpar ficam ao norte da cidade que é dividida pelo Rio Liffey.

Mapa de Dublin - Norte e Sul

Áreas Norte e Sul divididas pelo rio Liffey

Dentro de cada área você encontra as “sub-áreas” de Dublin, e dentro dessas “sub-áreas” você tem os distritos da cidade. Abaixo você pode conferir uma representação de cada área destacando os principais distritos de cada uma, isso ajuda muito quando você está fazendo suas pesquisas no Daft.ie (melhor site para achar sua casa)

postal-codes-dublin

Divisão por códigos postais

A grande maioria dos estudantes estrangeiros se concentram em D1, D2, D3, D8 e D7, mas áreas como D4, D6, D6w, D12 e D9 também aparecem como boas opções. Isso acontece por essas áreas estarem próximas ao centro, o que facilita a vida em muitos aspectos, pois você provavelmente vai estar perto da sua escola,  vai ter uma boa variedade de mercados e comércios, estará próximo aos principais pontos turísticos da cidade, além de poder voltar a pé da balada (tudo fecha as 3 horas da manhã e taxi é a única opção pra quem mora longe).

Confira 5 dicas de onde se hospedar em Dublin

Segundo a maioria dos irlandeses, a região norte concentra a parte mais pobre e sem instrução da população e isso realmente pode ser comprovado se você analisar o Censo de 2011. Porém é claro que há exceções, alguns lugares da área Norte como Simithfield em D7 são ótimos pra se viver assim como Tallaght em D24, no sul, não é tão legal.

Leia também:
Clima em Dublin: Qual a melhor época para ir
2 lugares INCRÍVEIS em Dublin que você não vai encontrar nos guias de viagem

É muito difícil encontrar informações relacionadas ao nível de segurança de cada área, mas um cara fez por conta própria uma pesquisa sobre o assunto e marcou no mapa os locais que ELE julga serem os mais e menos perigosos da cidade. Você pode conferir a pesquisa aqui (em inglês).

Opinião pessoal:
Eu fui estudar inglês em Dublin e morei por lá de Maio de 2014 à Maio de 2015, sempre do lado sul da cidade (D18 e D8), mas tinha amigos do lado norte e posso afirmar que o lado sul realmente é mais tranquilo, não se vê tantos moradores de rua e knackers (conhecidos também por nanás, são maloqueiros de todas as idades que estão ali para fazer bagunça, ofender e em alguns casos agredir) como se vê do lado norte da cidade.

Minha recomendação é evitar principalmente D1 e D3, as vezes que andei por ali foram os momentos mais tensos do meu intercâmbio, com knacker falando asneira e arremessando ovos (não que isso não possa acontecer em outras áreas). Eu recomendo D2, D4 (pra quem tem grana), D6, D8 e D7, pois são área centrais e com boas opções de moradia.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

De qualquer forma, vale ressaltar que essa violência mencionada em algumas regiões de Dublin não chega nem perto do que estamos acostumados a viver nos grandes centros do Brasil, em um ano que fiquei lá o crime mais grave que tive notícia foram de uma menina que apanhou porque não queria dar o celular pro assaltante (e nem foi em Dublin isso) e um rapaz que se envolveu em uma briga e tomou umas facadas. O programa Cidade Alerta num ia durar um mês lá por falta de conteúdo.

Se alguém tiver alguma dúvida é só deixar um comentário, assim que possível responderei com o maior prazer.

Espero ter ajudado !!

Voltar para lista

Posts relacionados

4 comentários em “O melhor lugar para morar em Dublin

  1. Thigo Celes disse:

    Diego muito obrigado pelo poste, minha pergunta é, você sabe quais áreas mais afastadas sao boas para se morar (mais afastadas do centro)

  2. Diego Henrique Engel disse:

    Fala ae Thigo, tudo tranquilo?
    Morei 6 meses em Dublin 18 em uma casa de família, próximo a estação The Gallops do Luas, e posso te dizer que a região era incrível. A família que me acolheu dizia que o lado sul (lado par) de Dublin era melhor que o lado norte e pelo pouco que vi me pareceu ser uma afirmação verdadeira.
    Dublin 16 e Dublin 14 tem bons bairros, Dundrum por exemplo tem tudo perto.
    Espero ter ajudado, precisando de qualquer coisa é só chamar!! Abraço!!

  3. Thigo Celes disse:

    Diogo muito obrigado pelas informações, um grande abraço.

  4. Diego Engel disse:

    Que bom que te ajudamos Thigo. Precisando é só falar. Abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.