O planeta Terra é mesmo algo surpreendente não é?? Quando começamos a explora-lo descobrimos que cada canto do planeta esconde uma beleza única e inesquecível, entretanto, nessa sede de conhecer o mundo muitas vezes esquecemos de explorar nosso próprio país.
Nesse artigo eu irei apresentar e dar muitas dicas do lugar mais bonito do Brasil (pelo menos pra mim) e talvez do mundo, os Lençóis Maranhenses.
Leia também:
9 dicas do que fazer em São Luis do Maranhão
Onde ficam os Lençóis Maranhenses
Como já é de se imaginar os Lençóis Maranhenses ficam no Maranhão, são mais de 150.000 hectares que se espalham pelos municípios de Santo Amaro, Primeira Cruz e Barreirinhas, que fica a 254 Km de São Luis e é a cidade preferida pelos viajantes que desejam conhecer os Lençóis.
Barreirinhas tem pouco mais de 60 mil habitantes e conta com uma estrutura bem legal para o turismo, com boas opções de hospedagem, restaurantes e várias agências de turismo.
Qual a melhor época para ir
As lagoas dos Lençóis Maranhenses são formadas pela água da chuva, ou seja, já da pra imaginar que chove bastante por lá. Essas chuvas acontecem no primeiro semestre, normalmente até Maio, por isso, a melhor época para visitar os Lençóis é entre Junho e Agosto, quando as chuvas já não estão mais presentes e as lagoas estão bem cheias.
Porém, antes de ir entre em contato com alguma agência e pergunte qual a situação das lagoas, como a natureza é imprevisível, a gente nunca sabe o que pode acontecer.
Como chegar em Barreirinhas
São Luis é a porta de entrada para quem pretende visitar o Maranhão, o principal aeroporto do estado (SLZ) opera vôos para o Brasil e para o exterior. Para ir aos Lençóis, após chegar em São Luis você precisa se deslocar até Barreirinhas e para fazer isso você pode:
- Alugar um carro e ir por conta própria;
- Contratar uma empresa de turismo como a Gekos, que também faz passeios guiados por São Luis;
- Pegar um ônibus que sai do terminal rodoviário (que fica pertinho do aeroporto) por aproximadamente R$45.
DICA: passar um dia inteiro em São Luis é uma ótima ideia, além de um centro histórico incrível a cidade ainda conta com boas praias e ótimos restaurantes.
Onde se hospedar
Como eu disse lá em cima, Barreirinhas tem várias opções de hospedagem que vão desde hostels simples como a Casa do Professor até hotéis de primeira linha como o Gran Lençóis Flat Residence, onde fiquei hospedado e adorei, fique ligado que em breve farei um artigo sobre ele.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses
Existem pelo menos 25 empresas que fazem o transporte de Barreirinhas até os Lençóis e quem nos levou foi a Barreirinhas Adventure (procurem pelo Sérgio, ele é muito gente boa e super atencioso). Existem vários passeios diferentes para escolher, o que escolhemos foi o passeio para Lagoa Bonita, um dos mais procurados pelos viajantes.
A viagem até os Lençóis Maranhenses é feita em uma Jardineira, que nada mais é do que uma caminhonete com bancos na parte de trás e o tempo de viagem é de aproximadamente 1 hora, dividida em 10 minutos de tranquilidade e 50 minutos de adrenalina.
Pois é, depois que atravessamos de balça o Rio Preguiças (10 minutos de tranquilidade), entramos em uma área com estradas de areia e árvores por todos os lados, é um pula pula danado, mas é super divertido. Depois de 50 minutos pulando você chega aos pés dos Lençóis e tem que encarar uma subidinha bem cansativa em uma duna de areia fofa, mas calma, existem cordas para auxiliar a subida, sem contar o estimulo de quem está subindo junto com você.
No final dessa subida você será recompensado com uma das paisagens mais lindas do planeta, e quando eu digo mais lindas do planeta eu não estou mentindo não, já conheci o Deserto do Saara, o Mar Azul de Dubrovnik, o Vale de Meteora e muitos outros lugares e digo com toda segurança que os Lençóis Maranhenses foi um dos lugares mais incríveis que vi em toda a minha vida.
Mas como são os tais Lençóis Maranhenses??
Bem, é difícil traduzir em palavras o que são os Lençóis Maranhenses, por isso, acho que a melhor forma de tentar mostrar um pouco do que eu vi é através das imagens que registrei por lá, dá uma conferida…
Quer ver mais fotos incríveis? Siga-nos no Instagram
Dicas importantes
- Tente não comer muito antes de ir, quando eu digo que são 50 minutos de pula-pula eu não estou brincando.
- “Use filtro solar“, como já dizia Pedro Bial, o protetor solar é fundamental já que não há sombra para se proteger do sol.
- Não esqueça o óculos de mergulho, as lagoas são extremamente cristalinas e ver tudo enquanto mergulha é surpreendente.
- Se possível leve uma garrafa de água pra se hidratar.
- Lembre-se do óculos de sol.
- Reserve alguns minutos para sentar sozinho em uma duna e ficar por ali sentindo a presença da natureza, gravando aquela vista incrível na sua memória.
Curtindo além dos Lençóis
Sem dúvida alguma os Lençóis Maranhenses são as grandes estrelas da região, mas há também o passeio pelo Rio Preguiças, Vassouras, Mandacaru, Caburé, entre outros lugares.