Muita gente acha que fazer uma viagem para conhecer os Lençóis Maranhenses se resume em mergulhar em lagoas de águas cristalinas e caminhar pelas infinitas dunas dos Lençóis. Não que o passeio já não justifique a viagem, porém, há muitas coisas pra se fazer além dos Lençóis e navegar pelo Rio Preguiças é uma delas.

O Rio Preguiças é o principal rio do Maranhão, ele tem mais de 120 quilômetros de extensão e é fundamental para o desenvolvimento da região, tanto pelo turismo quanto pela pesca.
Leia também: 
Lençóis Maranheneses, tudo que você precisa saber antes de ir
9 dicas do que fazer em São Luis do Maranhão

Não vou negar que quando vi que umas das minhas atividades em Barreirinhas era um “Passeio náutico pelo Rio Preguiças” fiquei meio decepcionado, pensei, “putz, que graça tem ficar navegando por um rio vendo árvores típicas da região e água, muita água”. Não que seja chato conhecer a fauna e a flora local, mas pelo menos pra mim, é o tipo de coisa que depois de 15 ou 20 minutos já me deixa impaciente.

O passeio de lancha voadora pelo Rio Preguiças

Mas vamos lá, como viajante preciso conhecer tudo que um destino tem a oferecer, por isso, lá fui eu. Há 3 maneiras de você embarcar na lancha, tudo depende de onde você está hospedado, se tiver próximo ao porto pode ir andando, se estiver longe um carro da empresa contratada vai te buscar na porta do hotel, mas se você se hospedar em um hotel que tenha acesso ao Rio Preguiças a lancha já te pega lá mesmo.

Pier do hotel

O píer do hotel Grand Lençóis Flat Residence tem um restaurante bom demais.

Eu fiquei hospedado no Gran Lençóis Flat Residence (super recomendo por sinal) e ele possui um píer nas margens do Rio Preguiças, logo, a tal “Lancha Voadora” já estava me aguardando lá mesmo. Quando cheguei confesso que procurei, sem sucesso, por asas ou qualquer outro sinal que explicasse o porque do nome, mas assim que a lancha começou a navegar pelo Rio Preguiças eu entendi o porque ela se chama Lancha Voadora.

Bom demais o vento no rosto, essa lancha deve chagar a uns 60km/h

Bom demais o vento no rosto, essa lancha deve chagar a uns 60km/h

As lanchas voadoras são embarcações velozes, com casco de alumínio e que quase levantam vôo quando estão na velocidade máxima. A sensação é incrível, sentir a adrenalina e o vento refrescante no rosto até nos faz esquecer que do lado de fora está um calor danado.

Primeira parada: Vassouras

Esse lugar paradisíaco está cheio de macacos e lagoas pra se refrescar.

Esse lugar paradisíaco está cheio de macacos e lagoas pra se refrescar.

Depois de aproximadamente 40 minutos chegamos em Vassouras, também conhecida como Pequenos Lençóis. Nesta primeira parada da pra tomar banho de rio e também nas lagoas que ficam entre as dunas (no período das cheias), além de se refrescar em uma das cabanas onde se vende água de coco e alguns artesanatos.

macaco pequeno em um galho de árvore

Tem uito macaco em Vassouras, são dezenas, que ficam lá brincando com turistas esperando alguma banada

É possível também brincar e tirar fotos com uma dezena de macaquinhos que já estão acostumados com os turistas, compre algumas bananas por lá mesmo e ofereça aos macacos, eles adoram. Dizem que também é possível ver outros animais como garça, coatís, papagaio, jandaia e coelhos mas infelizmente eu não vi nenhum deles.

Depois de curtir o local, hora de voltar para a lancha voadora e seguir para o próximo destino, Mandacaru.

Segunda parada: Mandacaru

Vai encarar os 160 degraus até o topo??

Vai encarar os 160 degraus até o topo??

Depois de alguns minutos na lancha você notará um lindo farol se destacando no horizonte, o Farol de Mandacaru. O pequeno vilarejo de mesmo nome cresceu em volta do farol e o povoado simples que vive ali tira seu sustento do turismo e da pesca.

Logo na entrada você vai dar de cara com algumas dezenas de tipos de cachaça diferentes, uma mais exótica que a outra, em seguida encontrará lojas de artesanato, sorveterias e empresas de turismo, e então estará na porta do Farol de Mandacaru.

Eu aconselho experimentar na volta, antes de subir no farol não me parece uma boa ideia.

Eu aconselho experimentar na volta, antes de subir no farol não me parece uma boa ideia.

São 160 degraus até chegar no topo dos 35 metros do farol, la de cima você tem uma visão de 360 graus de toda a região, dunas, rio, vegetação e oceano, da pra ficar um bom tempo lá observando a paisagem. Depois de ver tudo de cima, voltamos a lancha, agora com destino a Caburé

Amigos com a vista do topo do farol de fundo

Blogueiros do Brasil inteiro curtindo a vista do Farol de Mandacaru

Última parada: Caburé

Entrada da Cabana do Peixe

Sente-se na cabana principal ou em uma das outras que ficam no arredores e aproveite o rango.

Mais alguns minutos na lancha voadora e finalmente chegamos a Praia do Caburé, um península situada entre as margens do Rio Preguiças e Oceano Atlântico. Com suas pousadas rústicas e charmosas onde são servidas comidas típicas, como por exemplo, a Cabana do Peixe, uma cabana com bancos e mesas de madeira que servem deliciosos pratos típicos como a Pescada Amarela.

prado de salada e espeto de camarão

Quem gosta de camarão não pode deixar de pedir o camarão no espeto, é sensacional!!

Infelizmente nosso tempo era curto e não tivemos muito tempo pra explorar Caburé, depois de almoçar voltamos para a lancha voadora e seguimos de volta ao hotel Gran Lençóis Flat Residence.

Dicas importantes

  • Não esqueça o protetor solar, apesar da lancha ser coberta, muitas vezes o braço ou a perna podem ficar expostos ao sol.
  • Em Vassouras fique atento aos seus óculos e chapéus, os macaquinhos são curiosos e não é difícil eles “roubarem” o que estiver na sua cabeça.

Quanto custa e como agendar o passeio pelo Rio Preguiças

Existem várias empresas de turismo espalhadas pelo centro de Barreirinhas, a que escolhemos (e recomendamos) foi a Tropical Adventure, a equipe é super qualificada e atenciosa. O preço desse passeio é R$80,00 por pessoa e eles possuem lanchas de 4, 6, 8 e até 12 pessoas.

O Maranhão é mesmo uma Terra de Encantos cheio de lugares incríveis, siga-nos   Instagram e confira mais fotos dessa e de outras viagens, até a próxima !!!


mais artigos sobre o MARANHÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *