O clima em Dublin é conhecido por ter chuva quase o ano todo, porém no ano que passei lá não constatei esse fato. Realmente garôa com uma certa frequência, mas é o tipo de garôa que da pra caminhar na rua com um guarda-chuva, com uma jaqueta resistente a água ou muitas vezes, sem nada para se proteger, já que em alguns minutos aquela chuva provavelmente vai embora.
Em um ano que fiquei lá lembro de ter visto chuva de verdade umas duas vezes apenas. O que realmente é marcante em Dublin são os ventos.
Leia também:
O melhor lugar para morar em Dublin
2 lugares INCRÍVEIS em Dublin que você não vai encontrar nos guias de viagem
Mas apesar da ventania que toma conta de Dublin em algumas épocas do ano, algo extremamente curioso é a duração do dia em cada época do ano.
Solstício de verão e de inverno
Por volta do dia 21 de junho acontece na irlanda o Solstício de Verão, ou seja, o dia mais longo do ano, é claro que durante todo o verão você percebe que os dias estão bem mais longos. Nesse período o sol chega a nascer aproximadamente às 5 da manhã e se pões as 10:30 da noite. Foi uma experiência incrível pra mim (principalmente por que eu amo o horário de verão).
Mas se você é daqueles que gosta mais da noite do que no dia, o universo reservou um dia pra você também, no dia 21 de dezembro acontece o Solstício de inverno, que é a noite mais longa do ano, o sol nasce às 8:30 da manhã e se põe por volta das 4 da tarde, é muito estranho.
Primavera e Verão
Em fevereiro o clima começa a melhorar, a temperatura fica entre 10 Cº e 12 Cº, os ventos começam a dominuir e as chuvas também, essa época me surpreendeu bastante porque em 27 anos morando em São Paulo nunca tinha de fato sentido a primavera, mas em Dublin as estações do ano são bem marcadas e quando a primavera chega, as flores chegam junto.
Em maio, quando o verão começa a aquecer os irlandeses a temperatura começa a subir e fica entre 16 Cº e 19 Cº, porém a sensação térmica me pareceu diferente da de São Paulo, nessa época é possível andar de camiseta e bermuda tranquilamente pelas ruas sem passa frio, principalmente em Julho quando temos as maiores temperaturas.
Esse é um dos melhores períodos para fazer uma viagem de carro pela Irlanda e Irlanda do Norte, os dias longos tornam a viagem mais prazerosa, sem contar as belíssimas paisagens do caminho. Se você ficou com vontade de experimentar essa experiência, acesse o site do nosso parceiro Rentalcars e veja como é barato alugar um carro em Dublin.
Outono e Inverno
Quando o mês de agosto começa a temperatura começa a diminuir mas o clima ainda permanece agradável até meio de setembro. As folhas começam a cair e a cidade fica linda com aquele clima de outono que vemos em fotos e filmes. O frio começa a pegar mesmo em outubro e tem seu ápice entre dezembro e janeiro. Apesar de ter temperaturas de -5 Cº, Dublin não é uma cidade que costuma nevar, não se iluda com as fotos que foram tiradas no inverno de 2010, aquilo é raro, porém alguns dias podem te presentear com pequenos flocos de neve caindo pela cidade.
Quando ir para Dublin
O ideal mesmo é visitar Dublin no mês de Junho. O dias são mais longos e o clima muito agradável, a cidade parece ser mais feliz nessa época, não que ela não seja em outras épocas, afinal, o povo irlandês é o mais divertido na Europa na minha opinião, mas durante o verão parece que todo muito quer aproveitar a cidade.
Além disso, nesse período sempre acontece algum festival em Dublin e as praças sempre tem alguma programação para o povo curtir sentado na grama enquanto curte o sol.
Clima em Dublin agora:
[wcp_weather id=”wcp_openweather_5697e7ec7bfca” city=”Dublin, Dublin, Irlanda” city_data=”city=Dublin&state=Dublin&country=Irlanda&full_name=Dublin, Dublin, Irlanda&lat=53.3498053&lng=-6.260309699999993″ tempUnit=”c” windSpeedUnit=”kmh” pressureUnit=”mmHg” template=”default” showCurrentWeather=”on” showForecastWeather=”on” background_image=”746″ text_color=”#FFFFFF” background_color=”#000000″ background_opacity=”55″]