A região da Chapada dos Veadeiros é gigantesca e tem muita coisa pra se fazer, ficar uma semana lá talvez seja o suficiente pra ver tudo que o local tem a oferecer, porém, na vida corrida que levamos nem sempre temos uma semana para visitar um lugar diferente. Por isso, se você está planejando visitar a chapada dos veadeiros em um feriado qualquer, esse roteiro de 4 dias vai ser perfeito para você.

A seguir vou contar pra vocês qual foi o Meu roteiro na Chapada dos Veadeiros feito no feriado da independência com mais 8 amigos. Mas se você está com planos de visitar a Chapada dos Veadeiros, além de conferir esse roteiro, leia também os outros artigos que escrevi sobre esse lugar fantástico.

Leia mais sobre a Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros: O que fazer, onde ficar e muito mais
10 cachoeiras e trilhas incríveis da Chapada dos Veadeiros

Dia 1: Chegando e explorando Brasília

A melhor opção (se você não liga de dirigir durante a noite) é passar o dia em Brasília conhecendo os principais pontos turísticos da cidade. Como a viagem até Alto Paraíso, ou para alguma das outras cidades é relativamente longa e cansativa, chegar no meio da tarde por lá não vai fazer muita diferença.

[10:30] Um dia em Brasília é o suficiente para conhecer as principais atrações da cidade. Começamos pelo Memorial JK que abriga o corpo do presidente responsável pelo nascimento da cidade, visitamos também o pequeno Memorial Indígena que fica em frente ao Memorial JK e então fizemos uma parada rápida para um lanche atrás do Palácio do Buriti. Depois desse “almoço” seguimos para a Catedral metropolitana de Brasília, uma das catedrais mais bonitas que eu já visitei.

roteiro chapada dos veadeiros - catedral de Brasília

A arquitetura da catedral Metropolitana de Brasília impressiona.

roteiro chapada dos veadeiros - catedral de Brasília de dentro

E o interior da Catedral é ainda mais surpreendente.

[12:00] A catedral está praticamente na entrada da Esplanada dos Ministério que na outra ponta abriga o Congresso Nacional. Por alí você pode conhecer também outros prédios importantes do governo brasileiro como o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty e a Praça dos Três Poderes. O Palácio da Alvorada e o Palácio do Jaburu estão a poucos minutos de carro do local. A menos que você queria visitar internamente algum desses palácios (algo que não fizemos), em duas ou três horas horas você já viu tudo que tem por ali.

roteiro Chapada dos veadeiros - Congresso Nacional

O Congresso Nacional é aberto para visitação mediante agendamento no site oficial do Congresso.

Roteiro Chapada dos Veadeiros - Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos é considerado uma das obras primas de Oscar Niemeyer.

[16:00] Depois de conhecer os principais palácios do nosso governo, atravessamos a bela Ponte Juscelino Kubitschek e fomos para o Pontão do Lago Sul.

Roteiro Chapada dos Veadeiros - Ponte JK

O design na ponte foi inspirado no movimento de uma pedra arremessada ao quicar em um espelho d’água.

[18:00] O pontão do Lago Sul é um local extremamente agradável e cheio de bares e restaurantes, caminhar pela região e curtir o pôr-do-sol por ali, sem dúvida é uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Brasília.

Roteiro Chapada dos Veadeiros - Pontão do Lago Sul

Sem dúvidas um dos melhores pôr-do-sol da capital federal.

Depois disso passamos em um supermercado e então encaramos aproximadamente 3 horas de carro até Alto Paraíso de Goiás, uma das cidades base para conhecer a Chapada dos Veadeiros.

Dia 2: Vale da Lua, Cachoeira São Bento e Mirante da Janela

A dica é dormir assim que chegar na sua hospedagem, assim você poderá acordar cedo e descansado para encarar os desafios da Chapada dos Veadeiros. Eu optei por contratar uma guia para todos os dias, justamente porque com uma guia você não corre o risco de perder tempo perdido numa trilha ou no caminho para chegar em alguma atração da Chapada.

LEMBRE-SE: Na hora de planejar sua viagem e fazer suas reservas, use nossos links!! Aqui você vai encontrar: Hospedagem, Aluguel de carro, Seguro viagem, Chip internacional, Passagens aéreas e o mais importante, não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar o naPlaca a continuar gerando conteúdo! Ficarei muito feliz se usar nossos links 🙂

[8:30] Acordamos por volta das 7 horas da manhã e as 8 horas já estávamos na estrada com a guia a caminho do Vale da Lua, um ótimo lugar para tirar fotos já que o cenário do local é diferente de qualquer outro que você verá na Chapada dos Veadeiros e também para curtir um pouco da cachoeira em si.

Roteiro Chapda dos Veadeiros - Vale da Lua

A formação rochosa do Vale da Luz justifica de cara o nome do lugar.

[11:00] De lá seguimos para a Cachoeira São Bento, que fica em uma fazenda que possui outras 2 cachoeiras, como ficamos bastante tempo no Vale da Lua, aqui só foi possível conhecer a cachoeira São Bento. Tanto o Vale da Lua quanto a cachoeira São Bento, são atrações de fácil acesso onde a trilha é curta e tranquila, justamente para não cansar e dificultar ainda mais a trilha final do dia, a trilha para o Mirante da Janela.

Roteiro Chapda dos Veadeiros - Cachoeira São Bento

Quem ai gosta de um banho de cachoeira pra lavar a alma?

Apesar de geograficamente começar pela Cachoeira São Bento fazer mais sentido, por causa do feriado escolhemos começar pelo Vale da Lua para encontra-la mais vazia. Caso você não for numa época como essa, faz mas sentido mesmo começar pela São Bento.

[12:30] Saindo da Cachoeira São bento para o Mirante da Janela, pare em São Jorge para almoçar, descansar um pouco e se preparar para a trilha, escolhemos o Restaurante da Nenzinha (que é muito bom por sinal), mas há várias outras opções na região. A dica aqui é não comer muito e recarregar as garrafas de água, elas serão importantíssimas.

Roteiro Chapda dos Veadeiros - nenzinha

O restaurante da Nenzinha é uma ótima opção para almoçar em São Jorge

[14:30] Pra fechar o dia visitamos o Mirante da Janela, uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros. É importante ficar ligado aqui, porque teoricamente, após as 15 horas não é mais permitida a entrada na trilha sem um guia. A caminhada é longa mas a vista compensa, tanto a vista do final da trilha quanto o próprio mirante da janela são incríveis.

Chapada dos Veadeiros - Mirante da Janela

Sem dúvida o Mirante da Janela é a vista mais bonita da Chapada dos Veadeiros, mas o caminho até lá não é fácil não.

Ficamos bastante tempo no mirante, o que acabou por prejudicar o pôr-do-sol planejado para ser visto do Abismo (no meio da trilha), mesmo assim deu pra aproveitar um pouquinho. Percorremos o último quilômetro da trilha já na escuridão da noite, o flash deu uma ajudinha boa nessa hora.

Roteiro Chapda dos Veadeiros - mirante da janela

O visual é lindo, mas voltar no escuro pela trilha do mirante da janela é tenso.

[19:45] No final da trilha tem um lugar para admirar as estrelas, se meu grupo tivesse topado eu ficaria ali mais uns 30 minutos ou uma hora para curtir o visual, o céu da Chapada dos Veadeiros é um dos mais estrelados do Brasil.

Depois disso é voltar para sua hospedagem e sair pra comer em algum lugar ou então comer alguma coisa em casa mesmo. Tanto Alto do Paraíso quanto São Jorge tem bons lugares para comer a noite.

Dia 3: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Piscinas Termais

Você provavelmente vai estar exausto no primeiro dia, a dica então é dormir cedo para acordar cedo no dia seguinte, já que normalmente há uma fila bem grande para entrar no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A vantagem de se ter um guia é que com guia você não pega fila #ficaadica.

Publicidade
naplaca store banner

 

[08:30] Já estávamos dentro da recepção do Parque Nacional, onde é preciso preencher um cadastro que controla as visitas do parque. Há um limite de visitantes simultâneos no parque, mais um motivo para chegar cedo, do contrário terá de esperar alguém sair para poder entrar. Seguimos pela trilha dos Cânions que leva a Cachoeira Cânions II e Cariocas.

Roteiro Chapada dos Veadeiros - trilha

A trilha do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é bem tranquila.

[10:30] Depois de caminhar bastante por uma trilha bem tranquila comparada a do dia anterior, chegamos na Cânions II, com uma paisagem incrível e talvez o mais alto local para quem gosta de pular de pedras, eu não tive coragem. Ficamos um tempo nas piscinas naturais formadas pela cachoeira e então seguimos para a Cachoeira Cariocas.

Um pouco da vida que encontrei em meio as pedras dos Cânions.

Aquela foto básica com um visual incrível.

[14:00] Chegamos na Cariocas e antes de ir para a cachoeira aproveitamos para comer os lanches que fizemos antes de sair de casa para dar aquela enganada na fome. Essa cachoeira parece um parque aquático, são várias piscinas de profundezas diferentes e várias quedas d’água, ninguém queria ir embora daí.

Roteiro Chapada Veadeiros - Cachoeira Cariocas

A Cachoeira é enorme e cheia de piscinas naturais de todas as profundiadades.

Roteiro Chapada dos Veadeiros - Cariocas

Águas cristalinas e cheia de peixinhos, perfeita pra mergulhar.

[17:15] De volta a São Jorge paramos para enfim almoçar, tomar um sorvete e então seguimos para o próximo destino, as Piscinas Termais.

[18:40] Enfim chegamos nas Piscinas Termais, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado. O lugar até parece interessante mas na alta temporada fica lotada. A água fica um pouco suja, com cheiro ruim e ainda tinha uma galera com som alto tomando cerveja dentro da piscina. Quero voltar um dia na baixa temporada para apagar a má impressão que fiquei do lugar.

Chapada dos Veadeiros - Piscinas Termais

O lugar é legal, mas na alta temporada não é um bom lugar pra visitar não.

Voltando para Alto do Paraíso esse é um bom dia para tentar curtir um pouco do que a cidade tem a oferecer. Na avenida principal há vários restaurantes e bares, muitos com música ao vivo e um pessoal bem animado.

Dia 4: Loquinhas e Cachoeira dos Cristais

[9:30] No último dia escolhemos lugares tranquilos, bonitos e de fácil acesso. Começamos pela Cachoeira Loquinhas, que na verdade é um complexo de poços de água cristalina, como era época de seca, o último e mais famoso poço, o Poço do Sol, estava inviável para nadar, então fomos para o Poço Xamã, onde é possível saltar das pedras que cercam o poço e depois para o Poço Curumins.

Chapada dos Veadeiros - Loquinhas: Poço Xamã

Esse é um dos melhores poços para curtir, principalmente pra quem gosta de pular de pedras.

Roteiro Chapada Veadeiros - Macaco

Não é difícil avistar esses pequenos macaquinhos nos arredores da cachoeira Loquinhas.

[14:00] Depois de passar a manhã em Loquinhas, seguimos para a Cachoeira dos Cristais onde há também um restaurante/bar com comida boa e música ao vivo. Não poderíamos ter escolhido lugar melhor para passar o fim do último dia. Lá tem rede para relaxar, lojinhas com artesanato, slackline para quem gosta de esportes, uma vista incrível e ainda algumas cachoeiras, sendo que a primeira delas fica a apenas 200 metros do restaurante.

Roteiro Chapada Veadeiros - Cristais

Lugar perfeito para passar um fim de tarde curtindo o clima.

[18:00] Ficamos por lá até o sol se pôr e então voltamos para nossa hospedagem, comemos alguma coisa, tiramos um cochilo e na madrugada saímos em direção a Brasília para pegar o vôo de volta para São Paulo.

Mudanças de Planos

A época que você vai escolher para ir a Chapada dos Veadeiros é fundamental e pode te proporcionar experiência muito diferentes. Aproveitamos um feriado e não fomos os únicos que tivemos essa ideia, por isso, desistimos de ir para a famosa Cachoeira Santa Bárbara no segundo dia, pois avaliamos que não valeria a pena o desgaste para encontrar um lugar pequeno e abarrotado de gente.

Mesmo assim ainda encontramos as outras atrações com um volume razoável de turistas, prova de que a Chapada dos Veadeiros a cada ano que passa atrai mais e mais pessoas que desejam contemplar sua beleza.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

Caso você tenha qualquer dúvida basta deixar um comentário logo abaixo que terei um imenso prazer em ajudar. Lembre-se também de reservar sua hospedagem e alugar seu carro através dos links do blog, usando nossos links você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.

Espero ter ajudado e desejo a você uma ótima viagem para a Chapada dos Veadeiros.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *