Com um acervo de 3 milhões de peças espalhados por um complexo de 5 edifícios que se estendem ao logo das margens do rio Neva, o Museu Hermitage é considerado um dos melhores e maiores museus do mundo. E por isso, quando estive em São Petersrbugo, não pude deixar de visitar esse local repleto de história.
Leia também:
Tudo sobre a Catedral do Sangue Derramado
O estrogonofe de São Petersburgo
Um desses edifícios é o famoso Palácio de Inverno, construído em 1754 quando São Petersburgo era ainda a capital da Rússia, o palácio foi residência oficial dos czares por 150 anos, como Catarina, a Grande e a família Romanov.
Entre os prédios que fazem parte do complexo, você encontra a Praça do Palácio, onde no centro está o monumento “A coluna de Alexandre” que é uma homenagem a vitória dos russos sobre os franceses em 1812. Nessa praça é muito comum encontrar artistas vestidos como os tradicionais czares russos em buscas de turistas para tirar fotos e ganhar uma grana.
Em 1904 o palácio deixou de ser residência dos czares, e dez anos depois, durante a Primeira Guerra Mundial o palácio foi adaptado para ser um hospital. Nessa época, o palácio que já contava com milhares de obras de arte, teve grande parte de seu acervo enviado para Moscou e só em 1921 as recebeu de volta quando a Rússia já havia se tornado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante a Segunda Guerra Mundial, parte das obras foram enviadas para outras cidades e muitas escondidas no sub-solo do museu, um trabalho de muitos homens e mulheres que arriscaram suas vidas para proteger o acervo do museu e evitar que tudo caísse em mãos alemãs.
O Hermitage é interligado por 5 prédios, são eles: o Palácio de Inverno, o Pequeno Hermitage, o Velho Hermitage, o Novo Hermitage e o Teatro Hermitage, que ainda hoje é palco para apresentações mas não está aberto para visitação junto as exposições.
Atualmente o museu possui um acervo de 3 milhões de peças, entre esculturas, pinturas, objetos decorativos, jóias e ouro. Porém, apenas 20% desse acervo fica em exibição. Dizem quer se uma pessoas observasse cada uma das obras por 1 minuto, levaria 11 anos para ver tudo. Porém, talvez seja mais interessante deixar algumas obras de lado para “gastar” mais tempo observando algumas obras como o Relógio do Pavão (que só é ligado uma ver por semana às quartas-feiras), a Escadaria Jordan e o Escritório de Nicolau.
O Hermitage possui essas e muitas outras obras ricas em detalhes e histórias, e com certeza é um lugar que precisa ser visitado, mesmo que seja para fazer uma visita rápida.
Como chegar no Museu Hermitage
Assim como falei no texto sobre a Catedral do Sangue Derramado, a Nevsky Avenue (Avenda Nevsky) é um ótimo luga para se explorar a pé pois várias atrações da cidade estão próximas a ela e o Museu Hermitage não é diferente, basta descer na estaçãoAdmiralteyskaya na linha 5 roxa do metrô que você estará a 650m do museu, basta seguir a avenida no sentido do rio Neva e manter a direita.
Horário de funcionamento
O museu fica aberto para visitação de terça a domingo das 10:30 às 18:00, porém, as quartas e sextas-feira o museu estica um pouco seu expediente e fica aberto até as 21:00. Na segunda-feira ele não abre, por isso, planeje bem seu roteiro para não ter surpresas.
Quanto custa visitar o Museu Hermitage
Os preços para entrar no Museu Hermitage vão de 300 até 700 rublos russos (R$18 e R$43 aproximadamente) se comprados na bilheteria do próprio museu onde as filas normalmente são imensas. Se você preferir comprar on-line antecipadamente no site oficial, você pagará entre $18 e $24.
Encontre seu hotel próximo ao Hermitage, um dos maiores museus do mundo
Além do preço, a diferença entre comprar on-line e comprar na bilheteria é que, na bilheteria você tem a opção de pagar para visitar apenas um dos prédios do complexo e assim economizar uma grana considerável.
DICA: Toda primeira quinta-feira do mês a entrada é gratuita para todos os visitantes, então se você quer economizar na sua viagem é bom considerar isso no seu planejamento.
Vale a pena pagar para entrar?
A resposta é SIM, vale a pena visitar o Museu Hermitage, mesmo que você, assim como eu, não seja muito fã de museus e eu vou explicar porque. O Museu Hermitage é imenso e tem muita coisa pra ver, por isso, Se você não é muito fã de museus é só comprar o ingresso mais básico (300 rublos russos) e visitar as atrações mais importantes do museu como o Relógio do Pavão.
Mas se você é um apaixonado pela história e adora passar horas em museus, pode comprar um ticket completo (700 rublos russos) que tenho certeza que você vai ver muita coisa interessante.
E ai, planos de ir pra Rússia? Pretende visitar o Museu Hermitage? Fique atento aqui no naPlaca que tem mais conteúdo sobre São Petersburgo vindo.
Um abraço e boa viagem!