Você sabia que o estrogonofe nasceu em São Petersburgo na Rússia? Pois é, um prato que é tão popular no nosso país teve sua origem lá do outro lado do mundo, por volta do ano de 1750.

Ninguém sabe ao certo quem foi o responsável pelo prato, mas historiadores dizem que o estrogonofe surgiu na família Stroganov, que deu o seu sobrenome ao prato. Se isso é verdade eu não sei mas o nome é bem parecido né!?

Leia também:
Turista ou Viajante, quem você é?
Os 8 castelos mais antigos do mundo

Não é difícil encontrar em São Petersburgo um restaurante que tenha o estrogonofe em seu cardápio, mas é preciso escolher um lugar legal para que a experiência seja autêntica e a comida, claro, seja muito boa.

Descobrindo o Restaurante Park Giuseppe

O Park Giuseppe foi uma recomendação de um viajante com quem eu dividi um quarto no Simple Hostel. Ele era ucraniano e estava procurando trabalho como garçom em São Petersburgo. Disse que havia trabalhado por alguns meses nesse restaurante e que o chef do mesmo era um dos melhores da cidade. Com uma recomendação desse nível, não podia deixar de conhecer o tal restaurante.

O restaurante fica muito próximo a Catedral do Sangue Derramado, o que acaba proporcionando uma linda vista, pois de um lado você verá o principal cartão postal da cidade e do outro o verde e a paz do parque Mikhailovsky Garden.

Park Giuseppe - São Petersburgo

Entrada do Park Giuseppe – São Petersburgo

A equipe do restaurante não domina muito o inglês, mas conseguem se virar no básico, o que acaba facilitando um pouco na hora de pedir uma sugestão ou perguntar do que é feito o prato. No cardápio, que você pode conferir aqui, há uma variedade imensa de opções, com muita comida italiana como pizzas, massas e risotos, mas com uma seção especial para a culinária russa.

O estrogonofe original

O estrogonofe de lá (chamado de Beef Stragonoff) é um pouco diferente do estrogonofe que costumamos comer aqui no Brasil. Não sou um expert da culinária (apesar de assistir MasterChef desde a primeira temporada), mas pra tentar explicar um pouco do que é o sabor, pense num estrogonofe levemente misturado com um molho madeira, as carnes são cortadas em tiras, há bastante cebola e cogumelos também.  Não há arroz, o acompanhamento aqui é um delicioso purê de batata acompanhado de uns tomatinhos.

Não sei se a descrição foi boa o suficiente, mas só pra vocês se inspirarem, esse é o delicioso estrogonofe russo que comi em São Petersburgo.

Beef Stroganoff com cogumelos e purê de batatas.

Park Giuseppe – São Petersburgo

Além do Beef Stroganoff, que como você pode perceber é um pouco diferente do nosso, eu também experimentei uma sopa de beterraba típica chamada Borscht (eu nem gosto de beterraba, mas tudo em nome da experiência gastronômica), meio adocicada mas bastante saborasa, e pra acompanhar tudo isso, uma bela cerveja russa.

Borscht - sopa de beterraba com legumes

O Borscht é uma comida a base de beterraba muito comum no leste europeu.

Existem muitas opções para degustar a culinária russa em São Petersburgo, mas o Park Giuseppe proporciona uma experiência gastronômica fantástica além de uma vista de cair o queixo, o lugar ideal para um jantar romântico.

Encontre as melhores opções de hospedagem em São Petersburgo

A decoração é fantástica, os arredores do restaurante é inspirador, e a comida deliciosa. Abaixo vocês podem conferir um pouco do que eu estou falando.

Estrogonofe do Park Giuseppe - São Petersburgo

Estrogonofe do Park Giuseppe - São Petersburgo

Estrogonofe do Park Giuseppe - São Petersburgo

Agora você já sabe, se planeja visitar a cidade de São Petersburgo na Rússia, ou se está ai nesse exato momento, o restaurante Park Giuseppe é uma ótima pedida para experimentar um pouco da culinária típica da Rússia.

Um abraço, boa viagem e bom apetite.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *