A primeira vez que estive no Uruguai acabei não indo a Casapueblo, ainda bem que voltei ao Uruguai, e desta vez não perdi a chance de conhecer um dos mais famosos pontos turísticos do país.
A Casapueblo é uma casa de veraneio e foi projetada e construída pelo arquiteto e artista plástico Carlos Páes Vilaró. O mais impressionante é que ele fez tudo isso sozinho e demorou muitos anos para completar o trabalho. Hoje o lugar é um museu, restaurante e também funciona como Hotel. Nós optamos por ficar um dia hospedado no Hotel e valeu muito a pena.
Como chegar
A casa de veraneio fica bem pertinho de Punta del Este, mas precisamente em Punta Ballena, no município de Maldonado. Porém, o transporte público de Punta del Este não vai até lá e o taxi na região é muito caro chegando a 60 dólares. por isso, a melhor opção, não apenas para Casapueblo, mas até mesmo para explorar Punta del Este é alugar um carro.
De Punta del Este para PUnta Ballena, basta seguir pela Rota 10 até a Rota Panorâmica Carlos Paez Vilaró, o percurso é de aproximadamente 14km. Logo você começará a ver as placas para o Hotel Casapueblo, não tem erro.
Também existem vans que fazer o passeio em um formato de Citytour e custa cerca de 25 dólares por pessoa,
Visitando o museu do Hotel Casapueblo
O museu funciona das 10 às 18 horas e o principal programa é o por do sol no terraço. Lá, durante o pôr do sol acontece uma cerimônia onde um poema de Vilaró é recitado, é um programa incrível e um momento que com certeza será inesquecível.
Fora isso o museu é repleto de obras de arte expostas dentro da casa que por si só também já é uma obra de arte. A entrada para o Museu custa cerca de 10 dólares.
Se hospedando no Hotel Casapueblo
Já o Hotel tem recepção 24 horas e muita atividade para quem quer se hospedar e áreas exclusivas para visitantes.
Piscina normal e aquecida, sauna, academia, além dos quartos que são bem grandes, com cozinha e até geladeira. Os quartos com varanda permitem curtir p pôr do sol com a mesma vista que a do terraço, porém de uma forma um pouco mais íntima, sem turistas por perto. Até mesmo contemplar o mar a noite, iluminado apenas pela luz da lua faz você se perder no tempo. Caso queira fazer como nós, se hospede no Club Hotel Casapueblo.
Para outras opções de hospedagem acesse o banner abaixo, você não pagará nada a mais por isso e ajudará a popularizar o blog.
Se não quiser ficar no Hotel e também não quiser pagar para entrar no museu, existem algumas áreas do Hotel que são permitidas o acesso de visitantes, pode-se acompanhar o por do sol por lá também, ou até mesmo comer no restaurante Las Terrazas, com um variado cardápio internacional e de preço acessível.
E ai, já conhece a Casapueblo? Conte-nos o que achou e ajude outros viajantes!