Viajar para a Europa e conhecer os pontos turísticos mais visitados do continente é o sonho de milhões de pessoas, são milhares de atrações incríveis e que agradam todo tipo de viajante.
Tem museus e galerias de arte para os apaixonados por cultura, tem construções colossais para quem ama arquitetura, tem também lugares históricos para aqueles que gostam de viajar no tempo e imaginar como as coisas eram em uma época distante, tem catedrais e símbolos religiosos importantes para quem tem a sua crença. Enfim, pontos turísticos que satisfazem praticamente todos os gostos possíveis.
Por isso, preparei uma lista com os 22 pontos turísticos mais visitados da Europa, você já conhece todos??
22 – Capela Sistina, Roma
Total anual de visitantes: 4 milhões
Pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, a obra “Criação de Adão” que fica no teto da Capela Sistina é um dos principais motivos que faz a Capela Sistina entrar nessa lista. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem. Além dessa icônica obra, outros artistas renascentistas como Botticelli, Perugino e Rosselli completam a decoração com passagens bíblicas pintadas na capela a transformando em uma verdadeira galeria de arte.
Site oficial: vaticanstate.va
Fonte: Italian National Tourism Office (ENIT)
21 – Museu de História Natural, Londres
Total anual de visitantes: 4,647,613
Localizada em South Kensington, o Museu de História Natural de Londres é o mais popular da Europa nessa categoria, tendo em sua coleção mais de 70 milhões de itens, incluindo espécimes coletados por Charles Darwin e uma imensa área dedicada a pré-história como vários fósseis e esqueletos de dinossauro, a minha parte favorita do museu.
Clique aqui e encontre as melhores opções de hospedagem em Londres
Site oficial: nhm.ac.uk
Fonte: The Association of Leading Visitor Attractions (ALVA)
20 – Museu do Vaticano, Roma
Total anual de visitantes: 4,676,179
Tudo começou com um grupo de esculturas que o Papa Júlio II recolheu no início do século XVI, desde então, durante os 5 séculos seguintes os papas continuaram com a ideia afim de preservar a cultura e a arte, com obras de Raphael, Caravaggio e Michelangelo.
Fonte: Vatican Museums
19 – Galeria Nacional, Londres
Total anual de visitantes: 4,954,914
Uma das coisas que talvez atraiam tantos visitantes nos museus de Londres é o fato de que eles tem entrada gratuita, e no caso da Galeria Nacional ainda há um extra, a ótima localização, na Trafalgar Square, área central de Londres. A galeria tem pinturas da Europa Ocidental dos séculos 13 ao 19.
Fonte: The Art Newspaper
18 – Mesquita Azul (Sultanahmet Mosque), Istambul
Total anual de visitantes: 5 milhões
Os azulejos de cerâmica azuis e brancos, retratando frutas, tulipas e caligrafia do Corão adornam as paredes, colunas, arcos e cúpulas interiores desta casa de culto do início do século XVII. Construído pelo sultão Ahmet com o objetivo de superar a beleza da vizinha Hagia Sophia (que era originalmente uma igreja bizantina), a Mesquita Azul continua sendo um dos poucos locais sagrados do mundo com seis minaretes e com certeza um dos pontos turísticos mais fotogênicos da linda Istambul.
Clique aqui e encontre as melhores opções de hospedagem em Istambul
Site oficial: kultur.gov.tr
Fonte: Republic of Turkey Ministry of Culture and Tourism
17 – Museu Nacional de Arte Moderna, Londres
Total anual de visitantes: 5,061,172
Nascido em 2000, o Museu de Arte Moderna de Londres, conhecido também por Tate Modernm tornou-se rapidamente o museu de arte moderna mais popular do mundo, entrando no clube de museus que atraiu mais de 5 milhões de visitantes num mesmo ano. Localizado em uma estação de energia de repouso entre o Tâmisa e a Catedral de St. Paul, o museu exibe obras de Dalí, Magritte e Matisse.
Fonte: The Art Newspaper
Leia também:
O que fazer em Londres: 16 atrações imperdíveis
8 dicas fundamentais para sua primeira viagem internacional
16 – Fórum Romano, Roma
Total anual de visitantes: 5,1 milhões
Centro social de Roma por 1200 anos desde o século V a.C, essa praça de mais de 640 metros foi tanto mercado quanto centro do governo da época. As ruínas e colunas espalhadas pela região dos templos sagrados dedicados a Saturno, Deus da Agricultura, mostram a grandeza existente a mais de dois milênios atrás.
Fonte: Roman newspaper Il Messaggero
15 – Basílica de São Francisco de Assis, Perúgia
Total anual de visitantes: 5,5 milhões
Esta basílica gótica italiana do século XIII foi pintada por alguns dos artistas mais conhecidos da época: Giotto, Cimabue, Pietro Lorenzetti e Simone Martini. Duas igrejas no topo da colina e também a cripta quem mantém o corpo totalmente do santo atrae peregrinos do mundo todo. O grande interior da igreja superior contrasta com a vida de pobreza e renúncia aos prazeres terrenos que, como um simples frade e poeta consumado, viveu São Francisco
Site oficial: assisionline.com
Fonte: ENIT, the Italian Government Tourist Board
14 – Basília de São Marcos, Veneza
Total anual de visitantes: 5,5 milhões
Veneza é repleta de igrejas, mas sem dúvida, a mais importante dela é a Basílica de São Marcos, que fica na praça que leva o mesmo nome. A basílica é a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807. Apesar da estrutura ter mudado praticamente nada desde de o fim da sua construção, seu interior foi bastante alterado durante os séculos. Era raro um navio veneziano não trazer alguma coluna, friso ou capitéis (aquela parte decorada na extremidade das colunas) de construções antigas.
Clique aqui e encontre as melhores opções de hospedagem em Veneza
Site oficial: basilicasanmarco.it
Fonte: Patriarcato di Venezia
13 – Museu Britânico, Londres
Total anual de visitantes: 5,842,138
Mais uma dos museus gratuitos de Londres, o Museu Britânico tem mais de 4km em galerias onde estão espalhados mais de 7 milhões de objetos. Então se você quer fazer marte dos quase 6 milhões de pessoas que já visitaram o museu, separe um tempo razoável e não deixe de conhecer as maiores estrelas do museu, Rosetta Stone e os controversos mármores Elgin.
Site oficial: britishmuseum.org
Fonte: The Art Newspaper
12 – Palácio de Versailles, Versailles
Total anual de visitantes: 5,900,000
Parece mentira, mais o imponente palácio de Versailles nasceu de uma casa de caça que o Rei Luis XIV teve o trabalho de transformar. O ponto alto do palácio é a Sala dos Espelhos Dourados, mas não da pra deixar de mencionar a beleza do imenso jardim do palácio.
Site oficial: en.chateauversailles.fr
Fonte: Palace of Versailles
11 – Santuário de Padre Pio, Foggia
Total anual de visitantes: 6 milhões
Em homenagem ao Padre Pio que foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 16 de junho de 2002, o Santuário de Padre Pio é o segundo maior da Itália e talvez o lugar mais novo dessa lista. A construção foi iniciada em 1994 e em 2004 já estava finalizada.
Site oficial: conventosantuariopadrepio.it
Fonte: Italian Government Tourist Board
10 – Santuário da Nossa Senhora de Lurdes, Lourdes
Total anual de visitantes: 6 milhões
Uma garota de 14 anos chamada Bernadette Soubirous teve 18 visões da Virgem Maria na Gruta de Massabielle em 1858. Mais tarde, o braço de sua amiga foi curado por água de nascente na caverna. Agora, a caverna e a área circundante formam um santuário católico que inclui duas basílicas, três museus, nove capelas e outros locais de culto e salas de reuniões.
Site oficial: lourdes-france.org
Fonte: Atout France — French Government Tourist Office
9 – Catedral de Colonia, Colonia
Total anual de visitantes: 6 milhões
Uma das catedrais góticas mais bonitas na minha opinião. este monumento foi um trabalho de 600 anos, concluído apenas em 1880. O resultado final é um interior glorioso, cujos arcos chegam a mais de 140 metros de altura. Depois de admirar o Santuário para os Três Magos, suba todos os 533 degraus para chegar a uma plataforma com vista para o Reno e montanhas distantes, é de cair o queixo.
Site: cologne-tourism.com
Fonte: Cologne Tourism Office
8 – Torre Eiffel, Paris
Total anual de visitantes: 6,700,000
O principal símbolo da França e talvez um dos monumentos mais famosos do mundo é uma estrutura de ferro construída no coração da capital francesa, pode ser vista de praticamente todos os lugares da cidade e do alto de seus mais de 160 metros de altura é possível ter uma visão completa de Paris
Clique aqui e encontre as melhores opções de hospedagem em Paris
Site oficial: eiffel-tower.com
Fonte: Office of Tourism and Congress in Paris
Leia também:
5 motivos para você largar tudo e viajar pelo mundo
6 dicas fundamentais para um bom planejamento de viagem
7 – Coliseu, Roma
Total anual de visitantes: 6,9 milhões
O Coliseu foi construído no ano 80 e é sem dúvida o monumento europeu que eu mais gosto. Quando o conheci e andei por suas dependências, foi impossível não imaginar aquelas arquibancadas todas lotadas, com gladiadores enfrentando feras aterrorizantes e o imperador fazendo o sinal que definiria se o gladiador viveria ou morreria.
Fonte: Italian wire service ANSA
6 – Basílica de São Pedro, Roma
Total anual de visitantes: 7 milhões
Um dos edifícios religiosos mais importantes do mundo, a Basílica de São Pedro é a principal igreja do catolicismo. A basílica é repleta de ouro ornamentado, colunas de mármore, pinturas de anjos, estátuas emblemáticas e obras criadas pelos mais renomados artistas renascentistas – incluindo Raphael, Brunelleschi, Bernini e Michelangelo, que esculpiu a Pietà de mármore e projetou a enorme cúpula da basílica.
Clique aqui e encontre as melhores oções de hospedagem em Roma
Site: vaticanstate.va
Fonte: Italian Government Tourist Board
5 – Museu do Louvre, Paris
Total anual de visitantes: 8,500,000
O museu mais visitado do mundo mantém o número de visitantes constante e acumula ao longo de sua existência mais de 8,5 milhões de visitas. Lar de duas das mais importantes obras de arte da história, Venus de Milu e Monalisa, o museu ainda conta com mais de 35 mil obras de arte, além da belíssima pirâmide invertida construída no museu em 1989, trazendo uma identidade única ao museu.
Site oficial: louvre.fr
Fonte: The Art Newspaper
4 – Basílica Sacré Coeur, Paris
Total anual de visitantes: 10,500,000
Construída em uma região marcada por violência durante a revolução, a Sacré Coeur veio com a missão de trazer paz para a região. E além de atrair as pessoas para orar e meditar, a Basílica de Sacré Coeur ainda trás uma das mais belas vistas da cidade luz.
Site oficial: sacre-coeur-montmartre.com
Fonte: Office of Tourism and Congress in Paris
3 – Disneyland Paris, Marne-la-Vallée
Total anual de visitantes: 10,500,000
O primeiro parque europeu da Disney for aberto em 1992 e muitas franceses protestaram contra o a cosntrução de um grande símbolo americano, não adiantou. O parque fica à 40 minutos de Paris e hoje é a 3º atração mais visitada da Europa.
Site oficial: us.parks.disneylandparis.com
Fonte: Themed Entertainment Association/AECOM
2 – Catedral de Notre Dame, Paris
Total anual de visitantes: 13,650,000
Mais uma obra-prima da arquitetura gótica, a Catedral de Notre Dame em Paris as obras de construção foram concluídas em 1345 e sofreu muitos ataques durante sua vida. Hoje é uma das igrejas mais conhecidas do mundo e já até virou desenho na animação “Corcunda de Notre-Dame” da Disney.
Site oficial: notredamedeparis.fr
Fonte: Office of Tourism and Congress in Paris
1 – Grand Bazaar, Istanbul
Total anual de visitantes: 15,000,000
Cerâmicas pintadas a mão, lanternas, carpetes, cobre, ouro, jóias em estilo bizantino e muitos outros produtos que vão fazer até o mais mão de vaca querer comprar alguma coisa. O Grand Bazaar em istambul é um lugar para se perder horas caminhando pelos seus corredores repleto de lojas e detalhes arquitetônicos com séculos de história. Uma coisa é certa, se você não comprar nada, ao menos um Kebab ou uma típica xícara de chá turco vai fazer parte da sua visita.
Site oficial: grandbazaaristanbul.org
Fonte: Turkish Ministry of Tourism
Você viu quantas igrejas, basílicas e catedrais estão nessa lista?É incrível como o turismo religioso é um dos que movimenta mais viajantes não é mesmo? Mas me diz uma coisa, depois de ver esse monte de lugar legal pra visitar na Europa não deu vontade de planejar uma viagem para lá?
Leia também:
Primeira viagem para Europa? Nós temos o roteiro perfeito!
E você, quantos desses lugares vocês já conhecem? Qual deles você morre de vontade de conhecer?? Conta pra gente nos comentários!!
Um abraço e boma viagem !!
Amei conhecer muitos lugares fantásticos na Europa o que mais me em foi o pressionei foi o Vaticano e o Coliseu em Roma muito lindo sem explicação
Diva cou te falar que o Coliseu também está na minha lista dos que mais me impressionou, adorei caminhar por lá e imaginar como aquilo era em seu auge.