Marrakech é um país pobre no geral, por isso, os marroquinos tentam de qualquer forma tirar algum proveito no alto número de turistas que visitam a cidade. Por isso, é preciso ficar atento a segurança em Marrakech, já que onde a pobreza é maior, a criminalidade também é.

Nesse artigo vou contar um pouco das minha experiências em Marrakech e também compartilhar dicas sobre como evitar golpes e chateações que podem acontecer com os mais desavisados.

Alguns cuidados importantes

Na praça Jemaa el-Fna você encontrará vendedores de suco de laranja te chamando insistentemente para a barraca deles oferecendo sucos e mais sucos, encontrará também “encantadores” de cobras, lagartos e macacos,  que vão fazer de tudo para colocar um no seu braço ou pescoço e assim fazer com que você pague por ter utilizado o “produto” dele (mesmo que contra sua vontade).

segurança no marrocos

Sempre que alguém se aproximar de você oferecendo algo, sempre pergunte se é de graça, já avise que não tem dinheiro e que não vai pagar nada, porque eles se aproximam todos simpáticos, com sorriso no rosto mas podem até ser bastante estúpidos depois que você se recusar a pagar por algo que você nem sabia que tinha um preço.

Outro ponto importante, ao andar pela medina algumas pessoas podem começar a te acompanhar discretamente e a puxar assunto em determinado momento, perguntado onde você ta indo ou onde está hospedado, cuidado, eles vão dizer que te levaram até o local que você estava indo e vão cobrar, ou pior, podem te levar pra outro canto qualquer e te deixar perdido.

Se pessoas se aproximarem de você puxando assunto em quanto anda, ignore ou seja grosso e fale que não quer ajuda, eles vão querer cobrar pela “companhia na caminhada”

A medina é um labirinto e é muito fácil de se perder por lá, o mapa pouco ajuda, mas pelas ruas e vielas existem pequenas placas com setas e o nome de um local turístico. Se tiver perdido, escolha uma loja para pedir informação, de preferência uma em que o atendente esteja atrás de um balcão, assim ele dificilmente irá querer te acompanhar até o local e pegar mais dinheiro seu.

Publicidade



Booking.com

Andar pela medina após as 10hrs da noite não é uma boa ideia (dica de um dos atendentes do hostel), crianças e mulheres já estão dentro de casa e só restam nas ruas mal iluminadas da medina pessoas mal encaradas.

Mulheres, cuidados especiais

turistas em marrakech

turistas em marrakech

Algumas nativas não usam véu, porém, como sinal de respeito a religião local e também para não despertar o interesse do homens, é aconselhado que as mulheres andem de calças ou saias longas e blusa sem decote.

Os homens da cidade olham descaradamente, falam palavras pesadas e em casos extremos podem até tentar tocar a mulher, relatado de um amigo que passeava com a namorada em outra cidade marroquina, Fez, e no caminho de volta ao hostel passou por um grupo de homens onde um deles deu um tapa na bunda da namorada dele, o que eles fizeram? Fingiram que nada aconteceu e continuaram seu caminho.

É bastante indicado que mulheres andem sempre em grupos, evitem andar durante a noite e de preferência para roupas que não mostrem o corpo, como saias longas, blusas sem decote.

Tudo isso são apenas conselhos, é claro que cada um pode e deve se vestir como se sentir melhor, vi muitas mulheres andando por lá sem os cuidados que mencionei acima, é tudo uma questão de precaução.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

E você, conhece Marrakech e tem uma história para compartilhar? Achou a cidade segura? Conta pra gente no campo de comentários após o texto.

Um grande abraço e boa viagem.

Voltar para lista

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.