Quando o assunto é voar de avião sabemos que existem uma centena de companhias aéreas cruzando o céu levando as pessoas para os mais diversos destinos do mundo. Nesse artigo vou contar para vocês Como é voar de Air China na classe econômica, já que foi com eles que fui para a Europa em minha última viagem.
Irei abordar aqui temas como processo de check-in, conforto, opções de entretenimento, refeições e atendimento baseado na experiência que tive nos vôos São Paulo – Madrid do dia 05/11/2017 e Madrid – São Paulo do dia 26/11/2017.
Leia também:
Viaje para qualquer cidade do mundo de foguete
O que fazer quando sua bagagem é extraviada
Processo de Check-in
O processo de check-in da Air China foi um dos mais complicados que já experimentei na vida. Primeiro o check-in on-line só pode ser feito com 24 horas de antecedência, por aplicativo ou pelo site, entretanto, não consegui utilizar nenhuma das duas plataformas para fazer check-in.
Na ida acabei fazendo o check-in nas máquinas de auto-atendimento do aeroporto de Guarulhos e não tive a opção de escolher assentos, estes foram atribuídos automaticamente, com isso, eu e minha namorada não sabíamos se sentaríamos juntos já que as letras de identificação das poltronas não faziam muito sentido, estávamos nas poltronas “E” e “H”, ou seja, imaginamos que haveriam as poltronas “F” e “G” entre a gente, só que não.
Na volta tentamos utilizar mais uma vez o site e o aplicativo, porém não tivemos sucesso. O aplicativo simplesmente não funcionava e a versão em inglês era terrível, já no site o caminho era um pouco mais fácil, porém também não deu muito certo, o site informava um erro quando tentávamos finalizar o processo. Eles precisam urgente de alguém para melhorar o design e a usabilidade das duas plataformas.
Enfim, acabamos fazendo o check-in no guichê e pedimos para sentarmos juntos, mas não podemos escolher os lugares.
Conforto da classe econômica da Air China
Voar de classe econômica não é sinônimo de conforto, mas a AirChina se mantém no nível de outras boas companhias nesse quesito. Um ponto positivo a se destacar é que no voo de ida (Boeing 787) haviam tomadas universais para que os passageiros pudessem carregar seus laptops, celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos, algo bem importante em vôos de longa duração, porém isso não está presente em todas as aeronaves. Confira aqui quais aviões a Air China usa em seus voos e quais as vantagens que cada um deles oferece.
Encontre as melhores opções de hospedagem em qualquer lugar do mundo aqui.
As poltronas são normais mas o encosto de cabeça lateral não é muito confortável, melhor levar o famoso descanso de pescoço para poder descansar um pouco melhor. De qualquer forma, todos os passageiros ganham um kit com travesseiro e cobertor de boa qualidade, o que acaba ajudando bastante na hora de tirar um cochilo.
Opções de entretenimento
Tanto na ida como na volta os aviões da Air China possuíam o mesmo sistema de entretenimento. Uma tela com bom tamanho, repleta de opções para te entreter durante a viagem, um fone de ouvido razoável e uma interface bem amigável.
Vários filmes bem recentes já estavam no sistema da AirChina, eu assisti Baby Driver, que não fazia nem 3 meses que tinha sido lançado no cinema, Mulher Maravilha, Homem-Aranha, além de alguns outros que tinham acabados de sair no cinemas também estavam disponíveis.
O único problema aqui é que nenhum filme tinha legenda em português e pouquíssimos tinham legenda em inglês (baby Driver mesmo não tinha legenda nenhuma), ou seja, se o seu nível de inglês não for dos melhores, você provavelmente não irá conseguir assistir muita coisa.
O sistema ainda conta com uma ótima variedade de jogos que são jogados tocando na tela (não há controle), uma lista razoável de opções musicais e uma área bem legal com informações sobre o voo.
Refeições na Air China
Como nosso voo de ida saiu ás 17 horas de São Paulo, estavam programados um jantar e um café da manhã. No jantar optei por arroz com frango e legumes, a outra opção trocava o frango por peixe. Ambos os pratos tinham como acompanhamento salada de frutas e salada de alface com vegetais.
No café da manhã apostei no tradicional omelete com salsicha e batata, que também tinha como acompanhamento uma salada de frutas e um iogurte. A refeição não foi umas das melhores que eu já comi em um avião, mas deu pra matar a fome. A salada de frutas não estava muito legal, alguns pedaços estavam murchos e azedos.
Já na volta o programado era um café da manhã e um almoço. No café da manhã fomos obrigados a escolher uma sopa de carne, já que a outra opção já havia se esgotado, essa foi uma das piores refeições que eu já vi em um avião, não deu pra comer e todo mundo que estava sentado perto da gente também não conseguiu comer, nem foto deu coragem de bater (aquilo parecia um vômito), deu pra aproveitar apenas o pão.
Já no almoço as comissárias começaram pela nossa fila, para não corrermos o risco de não ter opção de escolha novamente, dessa vez escolhi um um macarrão com frango e tudo correu bem.
Atendimento
O atendimento também não foi nada de incrível, desde o check-in até o serviço de bordo, os profissionais não se mostraram muito simpáticos, ponto positivo apenas pelo bom senso de começar a refeição a partir da nossa fileira, já que na refeição anterior não tivemos opção de escolha, de resto, um serviço bem sem graça.
Voar de Air China é…
… nada de mais. Quando encontramos passagens com bom preço normalmente nos preocupamos apenas se a companhia aérea é uma empresa séria e segura, e nesse ponto não tenho motivos para reclamar da Air China, as aeronaves eram novas e pareciam estar muito bem conservadas, de resto, é isso que eu comentei acima.
Notas finais Air China – Classe Econômica:
Processo de Check-In: | |
Conforto: | |
Entretenimento: | |
Refeições: | |
Atendimento: | |
Nota final: |
Espero que de Air China ou não você esteja sempre voando por ai e conhecendo esse mundo imenso que está cheio de surpresas para nos presentear. E você, já voou de Air China? Conta ai pra gente como foi a sua experiência.
Um grande abraço e uma ótima viagem!
Gosto de comida chinesa….mas o da Air China é ho-rri-vel…..também o inglês deles é difícil de entender….não recomendo!
Concordo contigo Gonçalo, também gosto de comida chinesa mas a da AirChina deixa bastante a desejar. Quanto ao inglês, não tive tantos problemas. Valeu por acompanhar o naPlaca !!!