Se o seu condicionamento físico não estiver em dia, usar o transporte em São Francisco vai ser uma realidade durante sua visita à cidade. A cidade de São Francisco cresceu em uma área bastante montanhosa da costa oeste dos Estados Unidos, por isso, se deslocar a pé ou de bicicleta e encarar as imensas ladeiras é para poucos.
Eu mesmo aluguei uma bicicleta quando estive por lá, e em determinando momento, enquanto empurrava minha bike em uma subida por que já não aguentava mais pedalar, um senhor pedalando sua bike na maior facilidade disse: “Você não é daqui né!?”
Pois é, tem que ter perna para pedalar em São Francisco, mas calma, o sistema de transporte em São Francisco é rico em opções, se você não aguenta pedalar como eu, pode usar o ônibus, os bondes e muito mais para se deslocar.
Leia também:
As 10 atrações imperdíveis de São Francisco
Roteiro completo de 3 dias em São Francisco
Ônibus (Muni Bus)
Mesmo tendo os bondes como transporte público característico da cidade, São Francisco também conta com ônibus de linha que te levam para todos os cantos de dentro e fora da cidade. O preço do ticket é $2.50 mas menores de 18 anos e idosos pagam $1.00. Procure sempre estar com dinheiro trocado na carteira pois o pagamento do ticket deve ser feito em dinheiro e caso não tenha trocado, o motorista não irá te dar troco.
Para mais informações sobre os preços dos meios de transporte de São Francisco clique aqui.
Bondes (Cable Cars)
Os bonde são um dos charmes de São Francisco, com o início das operações em 1873. Os bondes que são puxados por cabos que correm por uma canaleta entre os trilhos, como esses bondes não possuem eletricidade, o motorista do bonde usa uma embreagem para se fixar ao cabo que move-se por essa canaleta central. Esse é o último sistema em funcionamento do mundo.
Apesar de ser uma atração turística, os bondes continuam servindo como meio de transporte para facilitar o deslocamento em algumas ladeiras da cidade.
O preço do ticket é $7.00, por isso se a ideia é mesmo só usá-lo como meio de transporte é melhor ir de ônibus, é o que os moradores da cidade fazem.
Para mais informações sobre os preços dos meios de transporte de São Francisco clique aqui.
Trem (BART)
O BART atende não apenas São Francisco, mas toda a região da baía, com ele você será capaz de ir até Oakland além de muitas outros lugares. Esses trens também ligam a cidade de São Francisco aos aeroportos internacionais de São Francisco e Oakland, então, se você está chegando de avião em São Francisco, essa pode ser uma boa opção para chegar até o centro. O preço do ticket entre o aeroporto e o centro da cidade fica por volta de $9.00 mas estudantes e idosos pagam metade do preço, mas o preço varia de acordo com a distância percorrida.
Para ver quanto ficará o seu trajeto, clique aqui.
Metrô (Muni Metro)
Meio de transporte comum em capitais litorâneas da Europa, o Muni Metro ainda tem poucas linhas em funcionamento, mas vive em constante expansão. A maioria dos trajetos são na superfície, apenas o trecho na Market Street é subterrâneo. Ele é mais confortável e mais rápido que o ônibus. O preço praticado é o mesmo do ônibus, $2.50.
Para mais informações sobre os preços dos meios de transporte de São Francisco clique aqui.
Street Cars
Uma grata surpresa que você pode encontrar na linha F do Muni Metro são os Street Cars, alguns deles com mais de 70 anos. São carros históricos que te levam da estação Embarcadero até Fisherman’s Warf. O preço praticado é o mesmo do Muni Metro e do Muni Bus, $2.50.
Para mais informações sobre os preços dos meios de transporte de São Francisco clique aqui.
Conheça os modelos existentes em São Francisco e quais deles estão em funcionamento aqui.
Alugue um carro com a RentalCars
Uma outra opção em São Francisco, principalmente se você deseja seguir viagem pela Califórnia, é alugar um carro. Alugar um carro nos Estados Unidos é bem mais barato do que estamos acostumados aqui no Brasil, ainda mais se você tiver viajando com mais pessoas para dividir os custos, fica muito barato.
O naPlaca é parceiro da RentalCars, um site que compara o preço de diversas locadoras de veículos, ajudando você a escolher a opção que melhor cabe no seu bolso. Acessando o site da RentalCars através de um de nossos links ou banners, além de ótimos preços você ainda ajuda o blog e se manter ativo, e o melhor, você não paga nada a mais por isso.
E você, já teve alguma experiência com algum desses transportes? Passou vergonha também por não aguentar subir uma ladeira pedalando? Compartilhe com a gente nos comentários.
Uma ótima viagem para você !!