Você finalmente vai ter a oportunidade de conhecer um novo país e apesar da euforia e ansiedade da primeira viagem internacional é preciso lembrar que viajar para um outro país não é como viajar pelo Brasil, existem cuidados que precisam ser tomados para que tudo corra bem nessa sua nova aventura.

Nesse artigo vou te ajudar a organizar tudo para que a sua viagem não se torne um pesadelo. Vamos abordar diversos detalhes que não podem passar despercebido, senão sua viagem pode ser um caos.

Leia também:
6 dicas fundamentais para um bom planejamento de viagem
Primeira viagem para Europa? Nós temos o roteiro perfeito

1 – Documentação necessária

primeira viagem internacional - passaporte

Além do passaporte, que é um documento importantíssimo para qualquer viagem internacional, existem também alguns lugares que exigem uma documentação extra. Os Estados Unidos exigem que tiremos o visto americano aqui no Brasil, para então podermos entrar no país, já a Tailândia exige uma certificação internacional de vacinação contra a febre amarela.

Não vou conseguir entrar no detalhe das necessidades de cada destino do mundo aqui, a ideia desse artigo é apenas alertar que você precisa verificar se os países que vai visitar exigem alguma documentação especial.

2 – Aviso viagem

primeira viagem internacional - aviso viagem

Quando você vai sair do país é extremamente importante que você comunique seu banco que vai viajar. Alguns bancos permitem que você faça o aviso online, outros exigem que você vá até uma agência e avise o seu gerente.

O aviso viagem vai evitar que seu cartão de crédito seja bloqueado por uma “compra suspeita”, afinal, se aparecer uma compra na Indonésia e você não avisou o banco, é bem provável que seu cartão seja bloqueado por segurança.

Certifique-se também que seu cartão está habilitado para compras internacionais, por mais que a ideia nunca seja usa-lo (afinal as taxas são assustadoras), seu cartão crédito pode te salvar numa emergência.

3 – Moeda estrangeira

primeira viagem internacional - moeda

Se você está indo para outro país já deve saber que eles provavelmente tem uma moeda própria.

Existem algumas formas de converter seu real na moeda do seu destino, basta procurar casas de câmbio ou até mesmo o gerente do seu banco e solicitar o câmbio de moeda.

A forma como você vai receber essa moeda estrangeira depende de você. Pode ser em espécie, ou seja, nota em cima de nota, ou então em um cartão pré-pago. Cada uma dessas opções apresenta custos diferentes e ai vai de você analisar qual é a forma que mais lhe agrada.

Você pode também fazer a troca de moeda em casas de câmbio no seu destino ou até mesmo no aeroporto.

4 – Como carregar dinheiro e documentos na viagem

primeira viagem internacional - money belt

Você já deve ter escutado que deve andar sempre com o seu passaporte original em mãos durante a viagem, apesar de nunca ter precisado apresentar meu passaporte pra ninguém a não ser na alfândega, é melhor estar com ele para qualquer imprevisto que possa aparecer.

Mas como levar um documento tão importante com você e não ter medo de perdê-lo em algum momento? Existe uma coisa chamada Money Belt, é uma espécie de pochete fininha para você usar por dentro da calça. Nela você pode manter seu dinheiro e seu passaporte em um local seguro, difícil de ser roubado e difícil de ser perdido.

Escrevi um artigo bem legal sobre itens que não podem faltar na sua bagagem, o Money Belt é um deles, confira em 7 itens essenciais que não podem faltar na sua bagagem de jeito nenhum

 5 – Limites de bagagem

primeira viagem internacional - bagagem

Normalmente, vôos internacionais que saem do Brasil tem um limite generoso de bagagem, porém, se você pretende usar as famosas companhias aéreas Low Cost (baixo custo) saiba que a restrição de bagagem delas é enorme.

Nessas companhias você leva a bagagem junto com você dentro do avião, há regras para tamanho limite da bagagem e também de peso máximo, caso você não respeite essas regras terá de despachar a mala, e para despachar você paga uma taxa que muitas vezes pode ser maior até mesmo que o valor que você pagou pela passagem. Por isso, na sua primeira viagem internacional e também nas próximas, quando for montar sua bagagem seja o mais econômico possível e leve apenas o que você realmente vai usar.

Se você quer minimizar as chances desse tipo de problema, escolha viajar de mochilão. Escrevi um artigo bem legal comparando o mochilão com a mala tradicional confira em Mala ou Mochila? Qual a melhor opção para sua viagem?

6 – Tipos de bagagem que pode levar dentro do avião

primeira viagem internacional - bagagem de mão

As regras para bagagem para vôos internacionais são diferentes das regras para vôos domésticos. Na sua primeira viagem internacional você vai ver que a segurança é levada muito a sério. Para ter uma ideia, cortadores de unha, pinças de sobrancelha, desodorante aerosol, vasilhames com mais de 100ml de líquido não são permitidos, ou seja, aquele seu perfume delicioso que você sempre usa vai ser descartado sem dó nem piedade se ultrapassar os 100ml.

Para não ter erro, o ideal é verificar com a companhia aérea quais são as regras para bagagem de mão, e assim evitar problemas.

Leia também:
7 itens essenciais que não podem faltar na sua bagagem de jeito nenhum
5 motivos para você largar tudo e viajar pelo mundo

7 – Passando pela imigração

primeira viagem internacional - imigração

Quanto você encara sua primeira viagem internacional uma nova situação de tensão passar a existir na sua vida, passar pela imigração.

Cada país trabalha de um jeito, alguns querem saber de tudo da sua viagem, outros, apenas carimbam seu passaporte e autorizam sua entrada.

A dica é ter na mão as reservas de hospedagem, as passagens aéreas, principalmente a de volta ao Brasil e se possível até uma planilha de planejamento com os destinos que você vai visitar. Quanto mais informação você tiver provando que você realmente só vai passear pelo país, menor é a chance de você ter problemas para entrar no país.

Ahhh e se você não fala inglês, apenas fale “I dont speak english” (ou então escreva num papel e entregue ao fiscal). Se ele realmente sentir a necessidade de conversar mais com você ele vai procurar alguém que possa ajudar na conversa.

8 – Kit remédios e seguro viagem

primeira viagem internacional - remédios

A gente nunca acha que vai ficar doente numa viagem, e realmente espero que isso nunca ocorra com você e nem comigo, mas se acontecer é preciso estar preparado.

Sempre que viajo levo um kit básico de remédios com anti-alérgico, remédio para dor de cabeça e também para dor no estômago. A gente nunca sabe o que vai experimentar na viagem e ter alguns remédios para eventuais emergências é muito importante.

Mas e se o problema for maior, tipo uma intoxicação ou uma perna torcida? Pra esse tipo de problema existe os Seguros Viagem. Eles servem justamente pra cobrir despesas médicas no exterior, assim você não vai ter que pagar uma fortuna por estar sendo tratado na emergência de um hospital internacional.

Nós temos uma parceria com a Real Seguro Viagem, um site que compara o preço de diversas empresas e mostra pra você quanto custa o seguro para a sua viagem em cada uma delas.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você que está começando agora a explorar o mundo. Se sentiu falta de alguma dica de algo que está te deixando de cabelo em pé na sua primeira viagem internacional, deixe uma mensagem nos comentários que irei ajudar com o maior prazer.

Uma ótima viagem pra você!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *