Castelos, quem não gosta de castelos?? As primeiras construções desse tipo começaram a surgir séculos antes de Cristo e apareceram aos montes a partir do século X, principalmente na Europa e no Oriente Médio. Tinham como objetivo proteger reis, nobres e o povo de uma região em uma época em que guerras e brigas por território era algo constante no mundo, o que acabou por destruir várias castelos magníficos.

Porém, alguns castelos sobreviveram a esse período turbulento e hoje podem ser visitados por qualquer pessoa. Por isso, preparamos uma lista com os 8 castelos mais antigos do mundo para você adicionar a sua listinha de viagem, confira!

Leia também:
Visitamos o Castelo de Haar na Holanda e contamos todos os detalhes
Os 22 pontos turísticos mais visitados da Europa

8º. Castelo de Killyleagh

Killyleagh Castle

Localização: Killyleagh, Irlanda do Norte
Ano de conclusão da construção: 1180

A principal e talvez única atração da pequena aldeia de Killyleagh na Irlanda do Norte, este castelo foi construído por James Hamilton em um terreno que o foi dado de presente pelo Rei Jaime I. James construiu então o castelo e seus muros, e desde então é residência da nobre família Hamilton.

7º. Alcázar de Segóvia

Alcázar of Segovia

Localização: Segóvia, Espanha
Ano de conclusão da construção: início do século XII

Originalmente uma fortaleza árabe construída sob ruínas romanas, o Alcázar de Segóvia começa a aparecer nos registros mais antigo a partir de 1120, quando o Rei Afonso VI reconquistou a cidade. Nas gerações seguintes, no reinado do Rei Afonso VIII, o castelo passou a ser residência real e construções foram adicionadas ao castelo, resultando no que ele é hoje.

6º. Castelo Rochester

Rochester Castle

Localização: Rochester, sudeste da Inglaterra
Ano de conclusão da construção: aproximadamente 1080

Construído com o objetivo de tomar o controle de uma importante travessia de um rio por Willian II por ordem do bisbo de Rocheste Gundulf, esse tipo de castelo se tornou muito comum na Inglaterra, inspirando várias outras construções do tipo pela região. Alguns anos depois foi iniciada a contrução da fortaleza que cerca o castelo e hoje o Castelo de Rochester é um dos mais bem preservados castelos da Inglaterra.

5º. Castelo Hohensalzburg

Hohensalzburg Castle2

Localização: Salzburg, Áustria
Ano de conclusão da construção: 1077

A fortaleza começou a ser construída por Gebhard I de Helffenstein, porém, antes que este terminasse a obra, Gebhard I foi forçado ao exílio, o que permitiu a seus sucessores finalizarem a construção. A fortaleza continuou a ser expandia por aproximadamente 400 anos e no ano de 1500 foi concluída como se pode ver atualmente.

4º. Castelo de Windsor

Windsor Castle

Localização: Windsor, Inglaterra
Ano de conclusão da construção: 1070

Talvez esse seja o castelo mais famoso dessa lista. Propriedade oficial da família real inglesa, talvez esse seja um dos castelos mais importantes da Inglaterra.

O Castelo de Windsor tem sido usado pela família real desde o reinado do Rei Henrique I e desde então foi evoluindo a casa novo reinado, tendo suas principais atualizações durante o reinado de Henrique III, que construiu um luxuoso palácio dentro do castelo, e com Eduardo III que aumentou ainda mais o palácio real.

Curiosidade: A diferença entre palácio e castelo, é que castelos são residências fortificadas e palácios apenas construções impondentes sem nenhum tipo de fortificação.

3º. Castelo Warwick

Warwick Castle

Localização: Warwickshire, Inglaterra
Ano de conclusão da construção: 1068

O Castelo de Warwick foi construído em 1068 por William, O Conquistador. A partir de 1260 o castelo foi gradualmente reconstruído em pedra, cada líder de Warwick (conhecidos por Earls) completava aos poucos a reconstrução. O castelo ainda passou por mais algumas obras até ficar como está hoje, entre 1350 e 1395 foram construídas duas torres e um calabouço.

No século 16 caiu em desuso, então, em 1978 a família Greville que possuía o castelo por mais de 374 anos, vendeu-o ao Tussauds Group por 1,3 milhão de libras, a empresa então restaurou o castelo e passou a usa-lo para eventos particulares.

2º. Castelo Cochem (Reichsburg Cochem)

Reichsburg Cochem

Localização: Cochem, Alemanha
Ano de conclusão da construção: 1000

Na minha opinião esse é o castelo mais bonito dessa lista. Esse castelo foi um presente da ex-rainha da Polônia Richeza ao seu sobrinho conde Palatino Herinque I. Em 1151, o castelo tornou-se oficialmente um castelo imperial depois que o rei Konrad III ocupou o castelo à força. Foi parcialmente destruído em 1688 pelas tropas do rei francês Luís XIV, mas foi restaurado em 1868. Desde 1978, o castelo é propriedade da cidade de Cochem e é administrado por uma empresa chamada Reichsburg GmbH.

1º. Citadela de Aleppo

aleppo-citadel

Localização: Aleppo, Síria
Ano de conclusão da construção: 3000 anos A.C.

Um dos maiores e mais antigos castelos do mundo, a Citadela de Aleppo teve a base construída em 3000 A.C. mas a maior parte de toda estrutura se desenvolveu durante o século XII.

Porém, infelizmente pode ser que essa construção repleta de história não figure nessa lista em um futuro não muito distante, tudo isso graças a destruição causada pela Guerra Civil Síria, que já danificou várias partes da construção.

Confira nessa imagem um pequeno exemplo do antes e depois da Citadela de Aleppo

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

E ai, ficou surpreso com a idade da Citadela de Aleppo, impressionante não? Agora conta pra gente, você já visitou algum deles?? Qual desses castelos você mais gostou? O meu favorito é o Castelo Cochem na Alemanha.

Até a próxima e boa viagem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *