Ir para Veneza e não fazer o famoso passeio de gôndola é como ir para o litoral e ficar dentro de casa, é como visitar Londres e não conhecer o Big Ben, é como viajar para Paris e passar batido pela Torre Eiffel, enfim, acho que deu pra perceber que a grande cereja do bolo de Veneza é realmente o passeio de gôndola né!?

Pois bem, hoje você vai entender como esse passeio funciona, quanto ele custa e também como escolher o passeio de gôndola certo para você aproveita-lo da melhor forma possível.

Leia também:
7 dicas sobre O Que Fazer Em Veneza além de passear de gôndola

Onde se hospedar em Veneza, Itália

As gôndolas e os gondoleiros

A gôndola é um dos símbolos de Veneza, não é a toa que ela está em cartões postais, ímãs de geladeira, chaveiros e em mais um monte de souvenirs.

passeio de gôndola

Canal da Ponte do Suspiro, um dos canais mais movimentados de Veneza (foto: naPlaca)

A embarcação dominou os canais venezianos por muito tempo, servindo como principal meio de transporte de pessoas na cidade, porém, após a chegada dos barcos a motor, virou apenas atração turística, uma ótima maneira de manter a tradição e uma característica tão marcante da cidade.

Encontre sua hospedagem em Veneza com os melhores preços aqui 

Mas uma gôndola não é nada sem um gondoleiro, uma profissão que passa de geração para geração desde a época áurea das gôndolas. Entretanto, não basta ter apenas uma família tradicional para ser gondoleiro, para guiar uma gôndola é necessário ter uma habilitação especial, já que as gôndolas tem características únicas, totalmente diferente de outros barcos semelhantes.

Curiosidade

Quem já experimentou um caiaque ou tentou remar em um barquinho qualquer sabe que é necessário remar com a mesma intensidade dos dois lados, senão você acaba andando em círculos. Nas gôndolas essa preocupação não existe, já que ela foi projetada de uma maneira que mesmo que o gondoleiro reme apenas de um lado, a direção não é alterada.

Quanto custa o passeio de gôndola

O valor de um passeio de gôndola em Veneza é tabelado, porém, na baixa temporada é possível negociar. O valor normal para um passeio de 30 minutos varia dependendo do horário que o passeio será realizado.

passeio de gôndola

Escolhemos bem nosso gondoleiro, contador de histórias, cantor e assobiador como ninguém. (foto: naPlaca)

Durante o dia, até as 18:59 o valor do passeio de gôndola sai por 80€, após esse horário o preço sobe para 100€.

É importante lembrar que cabem até 6 pessoas em uma gôndola, então, caso fazer um passeio de casal não seja sua prioridade, dividir uma gôndola pode ser uma maneira econômica de experimentar esse tradicional meio de transporte veneziano e admirar Veneza de um ângulo único.

Onde encontrar um gondoleiro e como funciona o passeio

Existem diversos pontos de parada de gôndolas por Veneza, basta andar um pouco pela cidade e você vai acabar encontrando um, entretanto é importante escolher um ponto onde a região seja agradável e próxima de algum ponto turístico que você deseja ver.

passeio de gôndula

Área boa para pegar gôndolas, perto da ponte Rialto e na escultura “Support” (foto: naPlaca)

Quando fui, peguei minha gôndola próxima a Ponte Rialto, que é uma das pontes mais famosas de Veneza, a região é agradável e não é tão movimentada como a região da Basílica de São Marcos e da Ponte dos Suspiros, onde o canal vira uma movimentada avenida de gôndolas.

Escolhendo a gôndola e o gondoleiro

Além da tradicional camisa listrada, é muito comum os gondoleiros cantarem, assobiarem e contarem histórias durante o passeio de gôndola, entretanto, muitos não falam inglês, não catam e nem assobiam. Por isso, quando for escolher o gondoleiro que vai fazer o seu passeio de gôndola, confira se ele irá oferecer o pacote completo, afinal, já que é pra pagar caro, que a experiência seja completa.

Publicidade
Seguro viagem geral 468x60

 

Veneza é um destino que todos devem visitar um dia, afinal, dizem que a cidade está afundando e aposto que você não quer perder a chance de visitar uma cidade tão icônica quanto Veneza certo?

E se vai para Veneza, fazer o passeio de gôndola provavelmente estará no seu roteiro, então, espero que esse post tenha ajudado você a entender quanto custa e como funciona o passeio, facilitando assim o seu planejamento.

Um abraço e boa viagem!

mais artigos sobre VENEZA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *