Uma das partes mais legais de quando se tem uma viagem marcada é a preparação da bagagem. Você começa a pensar nos passeios que vai fazer, por onde vai andar, se vai em alguma festa refinada ou se apenas vai curtir um luau na praia, enfim, tudo isso vai influenciar diretamente no que você vai ou não levar em sua bagagem.

Porém, qual é a melhor opção para carregar tudo isso durante a sua viagem?? Você vai descobrir agora !!

 

Nesse post vou entrar no detalhe sobre as duas opções e no final tenho certeza que você saberá qual a melhor opção para você, mala ou mochila.

Malas

mala ou mochila

Desde sempre as malas são a forma mais tradicional e comum de se transportar bagagem durante uma viagem, seja ela curta ou longa. Eu dei uma procurada e não consegui encontrar quando que a mala foi inventada ou quem a inventou, de qualquer forma, sabemos que com o passar do tempo as malas foram evoluindo e hoje temos ótimas opções com materiais resistentes, leves e com boa capacidade.

Andando por ai com a mala

As malas de rodinhas são as mais comuns hoje, dificilmente você verá alguém arrastando uma mala que não seja de rodinhas. A grande vantagem desse tipo de mala é que ela é bastante confortável para andar por locais onde a superfície é lisa, como aeroportos, shoppings e ruas bem asfaltadas. Mesmo que a mala esteja pesada, as rodinhas facilitam o transporte e você nem percebe o peso da mala. Porém, quando o chão é acidentado ou quando é necessário subir uma escada o sufoco aparece. Subir uma escadaria carregando uma mala desse tipo é terrível, todo aquele peso que as rodinhas esconderam de você aparece e dependendo do caso você pode até ter machucar as costas ou o ombro.

Será que a mala resiste bem aos obstáculos de uma viagem?

O mercado possui malas para todos os gostos e bolsos por isso é possível encontrar desde malas feitas de lona até malas feitas com kevlar (mesmo material do colete a prova de balas). Ou seja, pode ficar tranquilo que os destruidores de bagagem o pessoal que transporta as bagagens nos aeroportos tem uma chance mínima de danificar sua bagagem. Além disso, o fato da sua mala ser resistente minimiza a chance de uma lembrancinha de viagem chegar despedaçada em casa.

Hora de colocar tudo pra dentro, como é o quesito organização da mala

Com certeza organizar uma mala é bem mais fácil que organizar um mochilão, o formato retangular lembra uma gaveta então é necessário apenas transferir suas roupas da gaveta para sua mala. Visualmente é mais fácil encontrar tudo, pois quando a mala está aberta praticamente toda sua bagagem está no seu campo de visão.

No final das contas…

Malas são perfeitas para quem vai ficar muito tempo no mesmo hotel ou hostel, você possivelmente vai puxar sua mala apenas no aeroporto, depois vai colocar no porta-malas do taxi e levar da entrada do hotel até o seu quarto. Uma viagem de 10 dias em Londres é um bom exemplo de que uma mala é uma boa escolha. Caso a viagem seja compostas de vários destinos, nada te impede de levar uma mala, porém tenha em mente que os deslocamentos de cidade pra cidade e aeroporto para hostel podem ser bem cansativos.

 

Mochilas

mala ou mochilaAs mochilas vem ganhando mais espaço nos últimos anos entre os viajantes. O conceito de mochileiro trás não apenas uma nova forma de transportar sua bagagem mas também um estilo de vida. Os adeptos do mochilão buscam acima de tudo mobilidade.

Andando com a mochila nas costas

Ter uma mochila enorme nas costas parece ser algo bastante incômodo não é mesmo? Mas se você comprar uma boa mochila que tenha uma boa regulagem isso não será um problema. Atualmente existe uma infinidade de mochilas no mercado, são diversas opções de tamanho, materiais e marcas para você escolher, porém, o que realmente vai fazer a diferença são as opções de regulagem que o mochilão oferece. Um mochilão bem regulado nas suas costas vai te permitir andar tranquilamente sem prejudicar suas costas e dando até a impressão que a mala está mais leve do que deveria. Além disso, subir escadas não será um problema.
Outra vantagem do mochilão é que com ele você tem as suas mão livres, o que facilita muito a vida do viajante, já que você tem muito mais agilidade para ver um mapa, comprar alguma coisa, segurar seus documentos, etc.

Será que existe alguma mochila indestrutível?

Não, infelizmente não. Por ter um material mais maleável, o mochilão não é tão resistente como uma mala (principalmente as de kevlar), porém o material usado atualmente nas mochilas tem uma resistência muito boa e dificilmente você verá uma mochila de boa qualidade rasgada ou descosturada durante uma viagem. Vale lembrar que é importante verificar o estado da mochila antes de viajar, você não quer ter uma surpresa no meio da viagem quer?

É possível sim ter uma boa Organização na mochila

A grande desvantagem do mochilão em relação as malas é que a grande maioria tem apenas uma abertura na parte de cima e uma na parte de baixo. Isso acaba dificultando a organização dos itens. Entretanto, já existem mochilas no mercado com abertura frontal (a minha é uma dessas), esse tipo de mochila anula a vantagem das malas e luta de igual pra igual nesse quesito, já que você consegue ter acesso a todos os itens da sua mochila apenas abrindo um zíper. Um ponto positivo do mochilão é que você fica mais seletivo na hora de escolher a bagagem e quem viaja sabe, quanto menos bagagem você tiver melhor.

Depois de analisarmos esse pontos…

Usar uma mochila é abrir o caminho para que o espírito mochileiro tome conta de você, a praticidade e a mobilidade falam alto e ter as duas mão livres dão um incrível sensação de liberdade, imagine você andando pelas ruas irregulares e esburacadas de Marrakech carregando uma mala de rodinha, não parece uma boa ideia parece? A mochila é mais versátil que a mala, pois serve tanto para quem vai ficar hospedado no mesmo lugar como para aqueles que vão explorar muitos destinos em uma mesma viagem. Além disso, o mochilão te permite andar pela cidade sem tanta dor de cabeça e assim acaba facilitando a vida caso haja algum imprevisto durante a viagem.


Mas afinal, qual a melhor opção, Mala ou Mochila?

Como você pode perceber no texto acima, tanto a mala como a mochila tem suas vantagens e desvantagens, porém o naPlaca considera a MOCHILA COMO A MELHOR OPÇÃO já que é mais versátil tanto para viagens de poucos deslocamentos como para viagens cheias de novos destinos, algo que para quem usa mala é bem complicado!

E você já viajou de mochila?? O que você prefere, mala ou mochila?? Deixe ai seus comentários e conte ai suas experiências.

 

6 comentários em “Mala ou Mochila? Qual a melhor opção para sua viagem?

  1. Alidson Caires disse:

    Muito legal o post.
    Tem como você indicar alguma mochila?
    Você já teve algum problema em voos?

  2. Diego Engel disse:

    Fala ae Alidson !! Cara, comprei minha mochila em 2011 e uso ela até hoje, ela é de uma marca própria da Centauro que hoje se chama NORD e é muito. Sempre viajei com ela e nunca tive problema, tanto na resistência da mochila quanto no transporte em aviões low coast, sempre passou tranquilamente no check-in. Uma dica que te dou, procure uma com mochila de ataque, assim você pode destacar ela pra passar no check-in hehehehe… Se tiver mais alguma dúvida, só perguntar !!

  3. Diego Henrique Engel disse:

    Fala ae Alidson !! Cara, comprei minha mochila em 2011 e uso ela até hoje, ela é de uma marca própria da Centauro que hoje se chama NORD e é muito. Sempre viajei com ela e nunca tive problema, tanto na resistência da mochila quanto no transporte em aviões low coast, sempre passou tranquilamente no check-in. Uma dica que te dou, procure uma com mochila de ataque, assim você pode destacar ela pra passar no check-in hehehehe… Se tiver mais alguma dúvida, só perguntar !!!

  4. Alidson Caires disse:

    Valeu pela dica!

    A sua mochila é de quantos litros?

  5. Diego Henrique Engel disse:

    A minha mochila é de 60 litros, sendo 50 do mochilão e 10 da mochila de ataque. Acho esse um tamanho ideal, cabe bastante coisa e não da problema nas companhias aéreas na hora de embarcar.

  6. Alidson Caires disse:

    Valeu 👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *