Muita gente hoje em dia ainda associa as palavras “Hostel” ou “Albergue” ao famoso filme de 2005, “O albergue” (que teve duas continuações: Hostel: Part II em 2007 e Hostel: Part III em 2011). O filme conta a história de dois mochileiros que decidem viajar pela a Europa e que acabam conhecendo pessoas não muito legais no caminho.

Apesar de ser apenas um filme entre tantos outros do gênero, que inclusive usam hotéis, pousadas e acampamentos como pano de fundo para a história, este acabou trazendo uma fama bastante desagradável aos hostels espalhados pelo mundo, e acredite, muita gente ainda pensa que Hostel é um lugar sujo, sem regras e onde pessoas mal intencionadas se hospedam para aplicar golpes em viajantes desavisados.

UM GRANDE ENGANO !!! Hostels são muito mais legais do que você pode imaginar !!!

 

Mas porque ficar em um hostel?

A principal ideia de um hostel é facilitar a vida do viajante, oferecendo uma opção de hospedagem mais econômica. Porém, existem muitos outros aspectos que tornam a experiência de se hospedar em um hostel algo tão especial.

 

Dividindo quarto com outras pessoas…

Issacs Hostel - Dublin - Irlanda

Issacs Hostel – Dublin – Irlanda

Foi com base nessa ideia que os hostels surgiram, dividir o quarto é uma forma muito mais econômica de se viajar já que mais pessoas ocupam o mesmo cômodo, diminuindo assim o custo do hostel e aumentando sua capacidade. O mais comum é encontrar hostels com 4, 6 e 8 camas em um mesmo quarto, porém, em alguns casos você pode encontrar quartos com até 18 camas. Os quartos podem ter banheiro exclusivo, ou então o banheiro pode ser compartilhado para o hostel inteiro, como se fosse um vestiário. Há também opções de quartos exclusivo para mulheres, oferecendo assim mais privacidade paras as meninas. Há também quartos privativos, com uma cama de casal ou duas de solteiro, tudo vai depender do hostel escolhido.

O legal de dividir o quarto com outras pessoas é que você pode fazer novos amigos, porém pode ser que você nem encontre com eles já que eles podem acordar mais cedo e voltar mais tarde que você. O ponto aqui é que o quarto de um hostel foi feito pra você dormir, já que você vai passar o dia todo conhecendo a cidade que está visitando, então, por que gastar uma fortuna em um quarto que você só vai passar a noite?

DICA: se você tem sono leve e acorda fácil com barulho ou luz, não esqueça de levar um protetor auricular (aqueles que você enfia no ouvido e fica em silêncio absoluto) e um tapa olhos.


Segurança em um quarto compartilhado…

Cada porta azul do armário pertence a uma cama do quarto.

Cada porta azul do armário pertence a uma cama do quarto.

Uma das coisas que mais preocupam as pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de hospedagem é a segurança, dividir o quarto com desconhecidos parece assustador, porém, a maioria dos hostels tem lockers (armários individuais que podem ser trancados por cadeado), mesmo assim não conheço ninguém que teve sua bagagem roubada em um hostel. De qualquer forma, todo cuidado é pouco, por isso seguem algumas dicas de segurança quando você estiver em um hostel:

  • Na hora de fazer a sua reserva certifique-se que o hostel escolhido possui lockers;
  • Seja simpático com seus colegas de quarto;
  • Procure sempre levar um bom cadeado para trancar seu locker, se possível leve dois de estilos diferentes para ter certeza que seu cadeado será compatível com o locker;
  • Seja organizado e não deixe nada jogado, guarde suas coisas de forma que você não tenha dificuldades para encontrá-las depois;
  • Se não tiver locker no quarto, deixe sua mala em baixo ou em cima da cama e tente amarrá-la de alguma forma que dificulte sua remoção e claro não esqueça do cadeado;
  • Confie na humanidade, por mais que não pareça, ainda há mais pessoas boas no mundo do que pessoas ruins.

 

Fazendo novos amigos e se divertindo…

viajantes jogando sinuca em hostel nos Estados Unidos.

Walk of Fame Hostel – Hollywood – Estados Unidos

Atualmente o que mais desperta nos viajantes a vontade de ficar em um hostel é a possibilidade de fazer novas amizades, a grande maioria dos hostels tem uma área comum bastante convidativa, com decoração moderna, bares, mesas de bilhar, ping-pong, entre outras coisas que ajudam na hora de puxar papo, além disso, muitos organizam eventos, que podem ser desde de um passeio guiado pela cidade (walking tour) até festas e baladas, o melhor disso tudo é que a maioria desses eventos são gratuitos ou muito baratos.

Se você está afim de fazer novas amizades, assim que chegar em um hostel pergunte se eles conhecem algum Free Walking Tour, que nada mais é do que um passeio organizados em grupo com um guia que apresenta os principais pontos da cidade e que na maioria das vezes é grátis (no final o guia pede uma gorjeta pelo trabalho, mas cabe a você dar ou não). Se você é daqueles que quer curtir a noite, pergunte sobre o Pub Crawl, que é um um tour em grupo por diversos bares de uma determinada cidade ao longo de uma noite. Neste tour, cada um bebe, no mínimo, um drink em cada bar. O trajeto entre um bar e outro é feito todo a pé e deve terminar sempre em uma balada forte da região. Quer forma melhor de conhecer gente nova do que essa??

 

Se alimentando na cozinha do hostel…

Viajantes cozinhandoem um hostel em Melbourne, Austrália

YHA Melbourne Central – Melbourne – Austrália

Além de oferecer café da manhã que pode ou não estar incluso no valor da diária, muitos hostels possuem uma cozinha equipada para que seus hóspedes possam cozinhar sua própria comida. Isso é excelente em vários sentidos, primeiro que você conhecerá um mercado local para comprar seu próprio rango, segundo que isso vai tornar sua viagem muito mais econômica já que cozinhar sua própria comida é muito mais barato do que comer em um restaurante, e terceiro, te possibilitará conhecer a culinária de outro país, já que haverão outras pessoas utilizando a cozinha.

 

Lavando a própria roupa…

Viajante lavando suas roupas em um hostel em Hong Kong

Hostel em Hong Kong

Antigamente o principal público de um hostel eram os mochileiros, que passavam semanas ou meses viajando com uma mochila nas costas com um número limitado de peças de roupa, por isso lavanderias eram fundamentais para que a higiene do viajante fosse mantida. Sendo assim muitos hostels possuem máquinas de lavar e sabão para que o hóspede lave a própria roupa. O preço costuma ser super em conta e nada como continuar sua viagem limpinho e cheiroso.

 

Os diferentes tipos de hostel…

Atualmente existem milhares de hostels pelo mundo, desde redes gigantescas como o Generator Hostels (Europa) e USA Hostels (Estados Unidos) até hostels menores e mais simples como o Marrakech Rouge em Marrakech.
Com a popularização dos hostels pelo mundo alternativas para todos os públicos surgiram, como o Meininger Hostel em Londres, que apesar de ter uma área equipada, visa um público mais tranquilo com quartos afastados das áreas comuns. Já o Full Moon Hostel em Budapeste, é procurado pelo público jovem que busca diversão, já que no piso inferior há uma enorme balada que faz barulho a noite toda.

 

Como fazer a reserva em um hostel…

Atualmente existem centenas de sites que podem te ajudar a escolher o hostel que tem mais o seu perfil, desde fóruns com indicações e recomendações como o mochileiros.com e o Tripadvisor, até sites que te permitem consultar disponibilidade e fazer a reserva on-line sem pagamento adiantado como o Booking.com.



Booking.com

 

Concluindo…

Hostel são sempre uma ótima opção a se considerar e prova disso eu já dei no texto que você acabou de ler, agora cabe a você sair da sua zona de conforto e experimentar uma nova forma de se hospedar durante sus viagens. e se tiver dúvidas pode contar conosco, o naPlaca sempre estará aqui pra te ajudar!!

Ahhh você já está acostumado em ficar em hostels?? Que legal!! Que tal agora compartilhar esse post com aqueles seus amigos que insistem e gastar uma fortuna naqueles hotéis caros e sem graça !?

Vamos transformar turista em viajantes !!!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *